Saúde Mental e Empreendedorismo
O empreendedorismo costuma vir aliado a uma carga de pressões, por envolver um trabalho inovador e muitas responsabilidades. Mas, quem está trilhando seu próprio negócio enfrenta diversos desafios que precisam ser bem administrados, inclusive na vida pessoal e emocional. Por isso, a psicoterapia é uma aliada para pessoas que estão nesse processo e mesmo depois que seus negócios já estão estabelecidos, pois uma avaliação psicológica pode ajudar em diversos desses desafios enfrentados no mundo dos negócios.
A Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, explica melhor sobre os desafios e pressões do empreendedorismo e como a psicoterapia atua para aliviar essas questões.
A carga de pressões em torno do empreendedor está relacionada com uma cobrança por resultados, pouco sono, preocupações financeiras, entre outros. Nesses fatores, a psicoterapia exerce uma importante função de ajudar a compreender as decisões, principalmente porque empreender significa lidar com situações inesperadas e desafios a todo tempo, que demandam tomada de decisão. Passar por uma avaliação psicológica é uma forma de cuidar da sua saúde mental nesse processo.
Por causa de todas as pressões envolvidas, o empreendedor pode lidar com uma alta carga de estresse, tipos de ansiedade, fadiga, e depressão, além da síndrome de burnout, que é muito comum no mundo dos negócios e está justamente relacionada ao excesso de trabalho. Esses fatores não são positivos para o empreendedor nem para o bom desenvolvimento do seu negócio, que exige uma maior estabilidade emocional para lidar com as decisões, projetos e metas da empresa. Por isso, uma avaliação psicológica ajuda a entender os melhores cursos da psicoterapia para cada caso, dependendo do que a pessoa está enfrentando.
Assim, o empreendedorismo está relacionado com muitos dilemas e escolhas. Apesar da psicoterapia não apontar a melhor escolha para os negócios em si, ela é um suporte para que você esteja nas melhores condições para a tomada de decisões, e para que consiga analisar os aspectos dessas decisões e os impactos. Para que a psicoterapia de fato tenha efeitos benéficos na sua vida e nos seus negócios, conte sempre com profissionais qualificados como a Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, para conduzir sua avaliação psicológica da melhor forma e te ajudar a lidar com os dilemas do empreendedorismo e os impactos na sua vida pessoal, familiar e emocional.
Psicoterapia: Como Pode Ajudar no Mundo dos Negócios?
Como a psicoterapia pode ajudar se as decisões profissionais são específicas do negócio e estratégicas? A Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, explica para você. Ao se deparar com um dilema, seja ele pessoal ou profissional, somos tomados de diferentes emoções, e te ajudar a lidar com essas emoções é o papel da psicoterapia. Quando consideramos o empreendedorismo, esses dilemas são ainda mais constantes, pois todos os dias envolvem importantes decisões a serem tomadas com impactos em diversas áreas da empresa e da vida.
Além de lidar com as emoções, a psicoterapia está focada no autoconhecimento e bem-estar das pessoas, e por isso uma avaliação psicológica pode ser essencial para o empreendedor. A psicoterapia lida principalmente com o inconsciente, um aspecto mental que não é muito claro, mas que influencia muito nossa tomada de decisões.
A partir do trabalho com o inconsciente, a psicoterapia analisa a formação da personalidade, os padrões de comportamentos, e processos mentais mais profundos, que costumam passar despercebidos. Um profissional qualificado na área, como a Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, está apto a acolher suas questões e dilemas, realizar uma avaliação psicológica, e oferecer apoio baseado em técnicas comprovadas cientificamente, para que você possa lidar com os impasses e encontrar as melhores alternativas para resolver cada questão.
Confira alguns dilemas do empreendedorismo que podem ser abordados com auxílio da sessão de psicoterapia:
- Ausência de garantias: empreender é diferente de um emprego garantido com salário fixo na data marcada, com direitos e benefícios. A sensação para o empreendedor é que depende apenas do seu esforço, e isso gera uma pressão ainda maior para buscar essas garantias.
- Muitas responsabilidades: todas as áreas da empresa estão, de alguma forma, ligadas ao empreendedor. Por isso, as responsabilidades são extensas e, muitas vezes, delegar tarefas é complicado. A psicoterapia ajuda no processo de administrar essas responsabilidades por um lado emocional, para não gerar uma sobrecarga que acaba sendo prejudicial tanto para a vida pessoal como para o desenvolvimento do negócio.
- Identidade pessoal x Identidade corporativa: é comum que os empresários percam parte de sua identidade pessoal para “se tornar” a empresa, colocando sempre como prioridade as necessidades do negócio ao invés das suas. Nesse processo, o empreendedor pode acabar abrindo mão de gostos e aspectos importantes de sua rotina e desenvolver uma crise de identidade. A psicoterapia é uma grande aliada nesse caso, pois ajuda a compreender melhor as questões de identidade e a lidar com esses aspectos.
- Isolamento social: esse distanciamento de outras pessoas pode acontecer justamente pelo foco muito direcionado para o trabalho e toda a dedicação que ele exige. A psicoterapia pode ajudar a lidar com sentimentos de solidão, e uma avaliação psicológica bem conduzida pode identificar quando esse sentimento se torna mais preocupante. Sinais de preocupação acontecem quando a pessoa perde momentos em família e amigos, gastando o máximo de seu tempo no trabalho.
A Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, preparou uma lista com três dicas importantes para você cuidar da sua saúde mental e empreender. Mas, lembre-se: em muitos casos uma avaliação psicológica mais detalhada pode ser necessária.
- Autocuidado: Encontre tempo para cuidar de você! E isso inclui sua saúde mental, e a psicoterapia. Mas, também inclui momentos de lazer, prática de exercícios físicos e férias.
- Vínculos sociais: é fundamental ter contato com pessoas fora do ambiente de trabalho, cultivar amizades e dividir momentos.
- Autoconhecimento: para ter mais controle das suas emoções e decisões, você precisa se conhecer melhor, e é aqui que a psicoterapia te ajuda muito! Através da psicoterapia, e do autoconhecimento, você consegue administrar melhor suas crises e solucionar problemas, tendo uma visão melhor das situações.
Assim, o empreendedorismo e a psicoterapia são aliados na condução dos negócios da empresa, que precisa de um profissional centrado e bem equilibrado para a tomada de decisões.
Cuide da Sua Saúde Mental!
A psicoterapia vai ajudar o empreendedor a tomar as melhores decisões para o seu negócio, pois ele tem uma visão melhor das alternativas e dos impactos, principalmente por buscar olhar para dentro, as vivências e experiências, em busca dessas respostas que façam sentido para ele e para o negócio.
Se você está empreendendo e encontra dilemas no processo, procure uma profissional qualificada como a Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, e agende sua consulta! Uma avaliação psicológica vai ser muito benéfica para você e a abordagem da psicoterapia vai ser uma aliada ao seu negócio. Entre em contato e agende uma consulta!