Existem diferentes tipos de ansiedade que podem ser percebidos em um indivíduo e na maioria das vezes eles são causados por fatores genéticos, traumas intrauterinos, hábitos estressantes e pela vivência de eventos traumáticos que exigem tratamento para redução de seus sintomas.
Considerado um sentimento de preocupação excessiva com o futuro e o medo, a ansiedade é um transtorno que de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge 9,3% da população brasileira classificando o Brasil como o segundo país mais ansioso do mundo.
Esse problema costuma desenvolver sintomas prejudiciais à rotina e saúde das pessoas como no caso da dificuldade para respirar, suor excessivo, tremores, inquietação, dificuldade de memorização e outros que variam conforme o tipo de ansiedade que a pessoa desenvolveu.
Confira no texto quais são os tipos de transtornos de ansiedade mais comuns e seus sintomas.
Os tipos de ansiedade mais comuns da atualidade
Em tese existem três tipos de ansiedade que podem ser observadas em uma pessoa: a ansiedade real, ansiedade neurótica e ansiedade moralista, que se diferenciam pela maneira como elas são desenvolvidas em cada indivíduo assim como em seus sintomas.
A ansiedade real é aquela que se relaciona aos medos reais do mundo exterior, enquanto a neurônica consiste no medo relacionado a perda de controle de seus instintos e a moralista relacionada ao medo de ferir ou sofrer com fatos que prejudicam seu código moral.
Sendo assim alguns tipos são mais profundos e requerem tratamentos que envolvam tanto o trabalho de uma psicóloga no ES quanto psiquiatras ou psicanalistas, enquanto outros são causados por questões emocionais da sua rotina e que podem ser tratadas de forma mais leve.
Esses tipos de ansiedade podem ser percebidos de diversas formas em cada pessoa como em ataques de pânico, fobias, ansiedade generalizada e transtorno obsessivo compulsivo, que tecnicamente são os considerados os transtornos mais comuns da atualidade e que são:
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Um tipo de ansiedade que se caracteriza pela execução de ações repetidas ou então por rituais compulsivos. Nesse tipo o transtorno de ansiedade pode ser percebido através de ideais obsessivas que na maioria das vezes a pessoa não consegue evitar ou controlar.
Dentre os sintomas podem estar alterações tanto no comportamento da pessoa quanto das emoções e pensamentos. Portanto, é comum observar medos, desconfortos, aflições, depressão, preocupações excessivas, rituais e compulsões, repetições e assim por diante.
- Ansiedade Generalizada (TAG)
Dentre os tipos de ansiedade a ansiedade generalizada é uma das mais intensas tendo em vista os sintomas que muitas vezes atrapalham a rotina da pessoa impedindo que ela realize ações simples como ler um livro, dormir, praticar atividades físicas e dentre outros.
Esse tipo se caracteriza como uma preocupação excessiva nas mais diversas áreas da vida e rotina, logo os sintomas mais comuns são dores de cabeça, cansaço, inquietação, tensões musculares, dificuldade de memorização, desconforto no estômago e assim por diante.
- Ataques de Pânico
Os ataques de pânico é um tipo de ansiedade que se classifica peças reações caracteriza por crises de desespero e medo profundo inesperadas. As crises acontecem porque a pessoa teme que algo ruim aconteça e geralmente são desencadeadas quando ela é exposta a situações que provocam um medo intenso ou a faz lembrar de eventos traumáticos.
Entre os sintomas destacam-se a sensação de perigo iminente, medo intenso da morte, tragédias ou de perder controle, sensação de estar fora da realidade, palpitações e sudorese.
- Fobias
A fobia é um tipo de ansiedade em que a pessoa apresenta sintomas como taquicardia, dificuldade para respirar, sudorese, ansiedade intensa, sensação de pânico, desespero, medo intenso e dentre outros ao ser exposta a algo em que ela não se sente confortável.
Existem pessoas com fobia de lugares fechados, de bichos e outras que de certo modo são estimuladas pela sensação de perigo provocando um medo intenso e geralmente desproporcional a situação – ou seja, geralmente não são situações de perigo eminente.
É importante ressaltar que a fobia também pode ter diversos tipos como a social e a específica.
Existem outros tipos de ansiedade que podem ser percebidas nas pessoas, como por exemplo, o estresse pós-traumático, a agorafobia, o transtorno de pensamento acelerado e outros que assim como os tipos citados acima precisam ser observados de perto pelos profissionais.
Portanto, caso observe anomalias na maneira de agir tornando a sua ansiedade mais intensa do que é considerado normal procure ajuda de uma psicóloga no ES ou em outros estados para que juntos possam identificar a causa do problema e iniciar tratamentos eficientes.
Agende uma consulta com Dra. Maria Ligia
Entre em contato com os profissionais da clínica de psicologia no ES para agendar uma consulta com a Dra. Maria Lígia e entender como funciona a ansiedade e os tratamentos que podem ser favoráveis para cada tipo visando uma vida mais equilibrada e saudável.