Saiba a importância de se realizar uma avaliação psicológica em crianças.
Você sabia que a realização de uma boa e eficiente avaliação psicológica em crianças com TEA é um dos elementos mais úteis durante todo o processo do diagnóstico?
O TEA é o transtorno do espectro do autista e ele diz respeito a um problema com o desenvolvimento neurológico.
A identificação é realizada através da psicoterapia infantil, e ela serve para fornecer sinais e informações acerca do que é preciso realizar e formular para desenvolver um bom plano de tratamento individualizado.
Pois as crianças que possuem autismo possuem personalidades diferenciadas em suas habilidades adaptativas, cognitivas e até dificuldades de interação social.
Assim, entende-se que a avaliação psicológica em crianças se faz necessário para conseguir decifrar as principais habilidades e dificuldades de cada um.
É importante desenvolver um acompanhamento com um profissional especializado como a psicóloga em Vitória (ES) Dra. Maria Lígia, pois a terapeuta utiliza determinadas técnicas que tem o objetivo de analisar como um todo a situação dos pequenos em relação à sua vida.
A partir da avaliação psicológica em crianças, o profissional conversará com os pais e responsáveis a fim de buscar soluções eficazes para conseguir diminuir o impacto que o transtorno de TEA causa na aprendizagem por exemplo.
O que é TEA?
O TEA é classificado como um transtorno que causa alguns prejuízos na vida da criança.
Normalmente ele é identificado após um ano de idade, e a avaliação psicológica em crianças busca ajudar a auxiliar a compreender os sintomas os pequenos.
O autismo geralmente é identificado quando a criança começa a se desenvolver e aparentar algumas dificuldades comportamentais. Confira alguns sinais do TEA:
- Não manter contato visual por mais de 2 segundos;
- Fazer movimentos repetitivos sem função aparente;
- Não falar ou não fazer gestos para mostrar algo;
- Repetir frases ou palavras em momentos inadequados;
- Não atender quando chamado pelo nome;
- Isolar-se ou não se interessar por outras crianças.
Em muitos casos, mesmo se tratando apenas de uma suspeita clínica, é indicado que os pais levem os seus filhos em uma psicóloga em Vitória (ES) para o quanto antes se iniciar as intervenções para que seja possível melhorar a qualidade de vida da pessoa.
O tratamento da psicoterapia infantil busca elaborar as melhores intervenções que serão utilizadas pelo profissional que irá tratar de melhorar as habilidades e competências da criança.
Assim o trabalho do psicólogo é de fazer a avaliação psicológica em crianças para aplicar o tratamento mais adequado para cada um, na tentativa de ajudar a criança a se adaptar ao mundo externo.
Importância de se realizar o acompanhamento de psicoterapia infantil em pacientes e familiares.
Entre as principais dúvidas sobre o transtorno do espectro autista – TEA, estão as questões de como é realizado a avaliação psicológica em crianças e o seu tratamento.
Como dito, anteriormente, o autismo não é um distúrbio simples!
Por isso, se torna imprescindível criar o hábito de realizar uma avaliação psicológica em crianças, a fim de que haja o acompanhamento necessário para que o profissional consiga desenvolver o seu trabalho de uma maneira conjunta com a equipe multidisciplinar que são os demais profissionais, como fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, psicopedagogo e claro que não pode faltar o tratamento conjunto com a família do paciente.
A avaliação psicológica infantil procura, além de atender as crianças, também orientar e oferecer aos familiares os devidos cuidados que é preciso ter.
Quando os pais recebem o diagnóstico sobre o TEA, infelizmente, em muitos casos, começam a ver a criança com outros olhos, pois existe apenas o autismo.
Por isso é preciso, além da avaliação psicológica infantil na criança, também trabalhar com a família, pois assim é possível entregar um atendimento adequado a todos e é possível levar à diminuição dos riscos e aumentar as chances de um melhor prognóstico.
A psicoterapia infantil é feita por um especialista habilitado que realiza a avaliação do indivíduo e testes padronizados.
Dessa forma, compreende-se que é muito importante analisar o comportamento da criança e da sua família para que a equipe multidisciplinar entregue o melhor tratamento.
Vantagens de se realizar uma avaliação psicológica em crianças na clínica da Dra. Maria Lígia.
A psicóloga em Vitória (ES), visa oferecer muitas vantagens quando se trata sobre o tratamento do espectro do autismo.
Na clínica da Dra. Maria Ligia Soares, neuropsicóloga, o tratamento de psicoterapia infantil procura ser feita de maneira individualizada e personalizada.
O atendimento procura abordar um conjunto de técnicas especializadas a fim de tratar os distúrbios mentais ou problemas de ajustamento cotidiano.
Ou seja, a avaliação psicológica em crianças descreve todo o processo de tratamento e visa ajudar o paciente a resolver os problemas específicos relacionados a doença.
Dessa maneira, busque se manter atento a qualquer sintoma ou sinais do transtorno do espectro do autismo em seu filho e procure pela nossa clínica para que possamos melhor lhe atender!