Conheça mais sobre Distúrbio Alimentar
O distúrbio alimentar é um problema muito comum na sociedade que, ao contrário do que as pessoas pensam, não se caracteriza apenas pelo consumo baixo de alimentos, mas também pelo excesso podendo desencadear diversos outros problemas à saúde.
O distúrbio alimentar é caracterizado como um problema que afeta diretamente o processo de alimentação de uma pessoa. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, esse distúrbio não é caracterizado apenas pela redução extrema do consumo de alimentos, mas também pelo excesso.
No caso, eles podem ser desenvolvidos em diferentes momentos da vida e também estão relacionados tanto a problemas físicos, como é o caso de doenças que afetam a tireoide, quanto mentais e emocionais – que acabam sendo as causas mais comuns de um distúrbio alimentar.
Vale ressaltar que esse problema também é conhecido entre os profissionais da área da saúde como transtornos alimentares e eles basicamente são os sintomas de um problema ainda maior, exigindo avaliação minuciosa para tratar a causa e devolver o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Quer saber detalhes sobre o distúrbio alimentar e como uma psicoterapeuta pode ajudar a tratá-lo?
Confira no texto.
O que é um Distúrbio Alimentar
O distúrbio alimentar consiste em um problema que prejudica o processo de alimentação de uma pessoa, porém, ao contrário do que as pessoas imaginam, esse problema não provoca apenas a redução extrema do consumo de alimentos por uma pessoa, mas também o consumo excessivo.
Ou seja, os transtornos alimentares não se relacionam apenas a uma causa. Pelo contrário, existem diversos problemas que os desencadeiam, exigindo uma avaliação detalhada dos profissionais.
Aliás, na maioria dos casos, essa avaliação exige o trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por uma psicoterapeuta, nutricionista, endocrinologista, psiquiatra, entre outros, por isso o ideal é procurar ajuda médica e psicologia a fim de tratar o problema como um todo e não apenas o sintoma.
Vale ressaltar que no distúrbio alimentar a pessoa pode desenvolver esses problemas com a alimentação por conta de diferentes motivos, por isso o apoio da equipe multidisciplinar é essencial.
Inclusive, pode-se dizer que entre as principais causas de um distúrbio alimentar estão:
- Medicamentos;
- Depressão;
- Abuso de substâncias;
- Transtorno de ansiedade;
- Baixa autoestima;
- Transtorno de personalidade;
- Autocrítica;
- Influência da pressão estética e padrões de beleza.
Os principais tipos de Distúrbio Alimentar
O distúrbio alimentar pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, isto é, esse problema não escolhe uma idade, sexo ou tipo físico específico. Pelo contrário, dependendo de seus hábitos e nível de saúde física, mental e emocional é possível que uma pessoa “comum” desenvolva o problema.
É claro que cada pessoa pode desenvolver um tipo específico de distúrbio alimentar. Aliás, não existe apenas a compulsão, responsável por aumentar o consumo de alimentos de uma pessoa, mas muitos outros tipos de transtornos alimentares que exigem cuidado e tratamento, como:
- Anorexia;
- Bulimia;
- Vigorexia;
- Ortorexia;
- Transtorno PICA (consumo de coisas não comestíveis);
- Transtorno Alimentar Noturno;
- Obesidade.
Como tratar um Distúrbio Alimentar
Para realizar o tratamento de um distúrbio alimentar é preciso identificar a causa do problema. Nesse caso, o ideal ao perceber uma anomalia no processo alimentar de uma pessoa é procurar ajuda profissional tanto de nutricionistas e endocrinologistas, como psiquiatra e psicoterapeuta.
Esses profissionais serão capazes de avaliar a condição de distúrbio alimentar do paciente e, no caso da psicoterapeuta é possível identificar o que levou a pessoa a desenvolvê-lo e caso esteja relacionado a problemas mentais e emocionais é possível iniciar um tratamento imediato.
No caso, os transtornos alimentares exigem uma análise completa sobre os hábitos do paciente, pois dessa forma pode-se recuperar e reeducar o seu processo de alimentação, por isso que o auxílio de uma equipe multidisciplinar se mostra necessário – cada profissional trabalhando em um aspecto.
Agende uma consulta e trate os Transtornos Alimentares
Ao perceber os sintomas relacionados aos transtornos alimentares é essencial procurar ajuda, pois quanto mais o problema é deixado de lado pela pessoa, maiores serão os danos em sua saúde.
Portanto, fique atento aos sintomas e ao percebê-los não deixe de procurar ajuda de uma psicoterapeuta e outros profissionais relacionados aos processos alimentares e tratamentos mentais.
Agende uma consulta e vamos juntos tratar os seus transtornos alimentares.