Como Lidar com a Depressão nas Festas de Final do Ano?
A depressão é uma doença corriqueira que, no final do ano, pode atingir mais pessoas por ser um período melancólico em que as lembranças e, inclusive, as cobranças para realizações e sucesso aumentam.
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge aproximadamente cerca de 350 milhões de pessoas no mundo.
No caso, a depressão tem como característica a tristeza intensa de longa duração que pode surgir por diferentes motivos e, ao contrário do que muitos pensam, ela não é desenvolvida exclusivamente por conta da perda de um ente querido ou de algo que possua grande importância para a pessoa.
Existe a possibilidade de a pessoa desenvolver a depressão por conta de fatores bioquímicos, como também genéticos, fatores ambientais e, até mesmo, de personalidade. Por isso, esse transtorno requer acompanhamento especializado, tendo em vista que o profissional de psicologia e o psiquiatra identificarão a causa do problema e focarão na sua solução eficiente.
Saiba mais sobre a depressão e, inclusive, como ela atinge as pessoas nas festas de final de ano.
Confira no texto.
O que é Depressão?
Na psicologia, a depressão é caracterizada como um transtorno afetivo que afeta a saúde mental, porém, ela também é uma doença psiquiátrica que pode ou não ter efeitos crônicos, exigindo tratamentos específicos para reduzir os impactos no bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Esse transtorno pode provocar diferentes sintomas, mas a tristeza duradoura e profunda costumam ser os mais comuns. Além disso, quando observamos pacientes diagnosticados com depressão é comum notarmos uma certa perda de interesse por hábitos ou coisas que eram prazerosas para ela.
Tecnicamente, a pessoa não se sente motivada e animada para viver os dias de sua vida com calma, felicidade e animação, podendo entrar em um fluxo de tristeza profunda associado a problemas para dormir, distúrbios alimentares, irritabilidade, fadiga, perda de energia, entre outros.
Vale ressaltar que, no espectro da depressão, podem existir motivações específicas estimuladas por lembranças ou períodos que provocam uma certa tristeza nas pessoas, como é o caso da depressão no final do ano, período em que as pessoas desenvolvem a doença pontualmente por se lembrarem de situações que as machucam.
Além disso, a depressão no final do ano pode ser desenvolvida por conta de:
- Dificuldade em interagir com as pessoas;
- Sensação de solidão;
- Luto durante as festas de fim de ano;
- Sensação de fracasso de alguma meta;
- Transtornos psiquiátricos correlatos;
- Estresse e ansiedade crônicos;
- Disfunções hormonais, problemas na tireoide;
- Hiperconexão e excesso de estímulos.
Formas de lidar com a Depressão no Final do Ano
É importante entender que a depressão manifestada durante essa época do ano também requer atenção profissional, pois ela desencadeia os mesmos efeitos que a doença em sua forma comum, isto é, também pode levar a pessoa a ter tristeza profunda, dificuldades para interagir, problemas para dormir, estresse elevado, ansiedade, medo, irritabilidade, entre outros.
No caso, o ideal ao perceber os sintomas da depressão durante esse período do ano é procurar ajuda, independentemente de se tratar da doença em sua forma comum ou até depressão no final do ano.
A busca por ajuda profissional permite identificar quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento da depressão no final do ano, assim, podem-se trabalhar ações que melhoram a saúde mental e ajudam a pessoa a ultrapassar esse período de forma mais leve e tranquila.
Além do tratamento de depressão com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e psiquiatras, também existem outros fatores que ajudam a pessoa a lidar com a depressão de forma saudável, como treinar a mente para mudar uma visão negativa sobre o final do ano.
Outras formas interessantes para lidar com a depressão e garantir a melhora da saúde mental são:
- Estimular pensamentos positivos;
- Descobrir soluções práticas e viáveis para vivenciar o final do ano;
- Buscar a companhia de pessoas queridas;
- Evitar ficar longos períodos sozinho;
- Se envolver com os preparativos das festas;
- Lembrar de pessoas ausentes com carinho e não tristeza.
Procure ajuda para tratar a Depressão
A depressão no final do ano pode ser tratada de forma estratégica e eficiente não apenas com a ajuda de um psicólogo, mas, também, com empenho de pessoas que estão à sua volta e, principalmente, com a sua mudança de comportamento e pensamento sobre as festividades.
Quando você encara o final de ano com leveza, é possível reduzir os efeitos da depressão e começar a trabalhar um outro sentido para esse período, como o de felicidade, esperança e, até mesmo, gratidão.
Nesse caso, lute contra a depressão no final do ano ao reprogramar a sua mente. Evite pensar em fatos que te levam a ter atitudes ou sentimentos ruins. Faça esse período ser uma renovação, além de agradável e feliz, tanto para você quanto para as pessoas que estão ao seu lado.
Precisa de ajuda para tratar a depressão? Agende uma consulta.