TDAH l Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Déficit de Atenção
TDAH é uma sigla que representa o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, ou seja, trata-se de um transtorno neurobiológico crônico que está relacionado a algumas funções cerebrais e comportamentais que incluem funções como, desatenção, inquietude intensa e impulsividade.
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um distúrbio que segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) geralmente afeta cerca de 3% a 5% das crianças que se encontram em idade escolar.
Apesar do TDAH se manifestar na infância, os sintomas mais evidentes começam a surgir na fase escolar, pois é o momento no qual são estimuladas à interação e à utilização do raciocínio para resolução de problemas.
Ou seja, esse transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é caracterizado pela dificuldade em concentrar-se nas atividades escolares e impacta no desenvolvimento da criança, pois a ansiedade e depressão são algumas das comorbidades que podem ser desenvolvidas se não houver o tratamento ideal, já que o TDAH não possui cura e irá acompanhar o indivíduo pela vida adulta.
Geralmente quem possui esse transtorno neurobiológico costuma apresentar atitudes impulsivas, hiperativas, descontrole emocional e falta de atenção, e se não for tratado adequadamente, a criança terá uma grande dificuldade para se relacionar e manter o foco para alcançar seus objetivos.
Apesar de ser um transtorno comum, ainda hoje muitas pessoas apresentam muitas dúvidas sobre os sintomas e tratamentos do TDAH. Quando a criança apresenta dificuldade em regular a atenção e controlar impulsos e hiperatividade, é hora de buscar a ajuda da psicologia para realizar um diagnóstico adequado.
Quer conhecer um pouco mais sobre o déficit de atenção e hiperatividade? Então, continue a leitura!
Conheça os Sintomas e Causas do TDAH
Para que o profissional de psicologia consiga fazer uma avaliação correta é preciso ficar atento a alguns sinais e sintomas que podem ajudar a identificar o quanto antes o TDAH.
Veja agora algumas características que prevalecem tanto em adultos, adolescentes e crianças:
- Agitação e inquietação;
- Dificuldade em prestar atenção em detalhes ;
- Parece não escutar quando fala-se com eles;
- Se distraem com o próprio pensamento;
- Possuem problemas em terminar tarefas e seguir instruçõe;
- Possuem dificuldade para se organizar;
- Se distraem facilmente;
- Tem dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção;
- Corre ou sobe muito nas coisas;
- Dificuldades para interagir;
- Falam muito e possuem dificuldades em esperar a sua vez e interrompem os outros;
- Às vezes responde com agressividade;
- Momentos de humor que variam com presença de raiva, ansiedade ou excitação;
- Dificuldade de aprender e sintomas depressivos.
Quais são as Causas do TDAH?
O aparecimento do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade possuem causas com combinação entre fatores genéticos, alterações no cérebro e fatores ambientais.
Genética e Hereditariedade
Hoje em dia, sabe-se que o TDAH é um transtorno neurobiológico que pode ser desenvolvido em filhos de pessoas que possuem familiares com esse transtorno. Ou seja, uma das causas do déficit de atenção é a hereditariedade. Geralmente, cerca de 60% das crianças com TDAH têm um dos pais com o transtorno.
Alterações cerebrais
Outra causa muito comum do TDAH são as alterações no cérebro, os indivíduos que sofrem desse transtorno, normalmente apresentam mudanças na região frontal e nas conexões com o resto do cérebro, por isso o TDAH é conhecido como um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, pois a região frontal é responsável por desenvolver a atenção, organização, memória e autocontrole.
Fatores ambientais
Outro fator que pode causar o TDAH nas crianças é o risco delas nascerem com um peso baixo, menos de 1.500 g. Isso pode aumentar as chances dos pequenos desenvolverem o TDAH, além disso, outros fatores que envolvam histórico de negligência na gravidez como exposição a ao álcool ou tabaco podem contribuir para o surgimento desse transtorno neurobiológico.
Diagnóstico e Tratamento do TDA
Embora não haja cura para o TDAH, é muito importante que os pais e professores fiquem de olho nas crianças, para assim conseguir identificar os sintomas de déficit de atenção, que geralmente estão muito presentes nas salas de aula. Já para os adultos, é preciso procurar por um médico psiquiatra para obter o diagnóstico certo.
Mas independente da sua faixa etária, o diagnóstico e o tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é realizado em clínica, para que o profissional de psicologia possa ajudar a reduzir os sintomas.
Atualmente o tratamento do TDAH é feito com a finalidade de melhorar a vida do paciente, por isso o TDAH é comumente tratado com medicação, terapia e mudanças de hábitos.
Na infância e na adolescência o tratamento para o TDAH é multidisciplinar, e envolve tanto psiquiatras, psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos, por isso, é essencial obter a ajuda da Dra. Maria Ligia Soares, neuropsicóloga em Vitória – ES, pois ela saberá indicar o melhor tratamento para cada caso.
Não adie a sua consulta e busque ajuda para ter autodesenvolvimento e bem-estar e saúde mental. Entre em contato com a Dra. Maria Lígia, certamente ela é a profissional ideal da área de psicologia para te ajudar.