Quais riscos o abandono parental pode causar?
O abandono parental acontece quando há falta de suporte afetivo e emocional dados pelos pais durante o desenvolvimento da criança. Esse tipo de abandono pode causar uma série de traumas psicológicos infantis.
As crianças têm sua fase de desenvolvimento mais importante durante a primeira infância, onde experiências negativas ou traumas podem influenciar para o resto de sua vida.
Na fase da primeira infância tudo é importante, principalmente os cuidados da mãe e do pai, para que a criança tenha um desenvolvimento sadio. Por conta de serem ainda muito pequenos, esses não têm capacidade de entender suas emoções, por isso muitas vezes as interpretam de forma errada e acabam levando isso até a vida adulta.
Logo, os traumas psicológicos infantis podem influenciar diversas áreas da vida da criança, como as crenças, a capacidade de gerir emoções, os relacionamentos e até mesmo suas conquistas durante a vida adulta.
É comum também que quando a criança sofre o abandono parental ela desenvolva diversos pensamentos negativos acerca da família ou dos laços familiares, assim influenciando também suas relações adultas.
Alguns exemplos de situações que estão ligadas ao abandono parental são a separação, brigas, divórcio e desentendimentos entre pai e mãe. Essas situações por si só já são ruins para uma família, porém quando há uma criança envolvida se torna ainda pior.
Há estudos que comprovam que o abandono parental afeta negativamente o desenvolvimento da criança, sendo os sentimentos mais comuns em crianças que passam por isso tristeza, raiva e angústia.
Em casos onde a criança é levada para a adoção é ainda mais comum que sintam o abandono parental, pois saem de um ambiente familiar e entram em um outro local onde não há o contexto familiar, gerando assim na criança desconforto, sofrimento e atraso na percepção do meio.
Ao procurar tratamento com a psicóloga em Vitória – ES, a identificação do motivo das atitudes e sentimentos da criança estarem ligadas ao abandono parental é difícil, pois muitas vezes há repressão da memória e falta de consciência sobre o quanto o passado pode influenciar o presente.
Logo, o abandono parental não é sentido somente durante a infância ou logo após acontecer o abandono, as consequências disso são sentidas mesmo que inconscientemente ainda durante a vida adulta, por conta disso a intervenção é tão importante com a ajuda da clínica de psicologia em Vitória – ES.
Entenda sobre os tipos de abandono parental
Há três tipos de abandono parental, entenda sobre cada um deles abaixo:
- Abandono afetivo
Esse é um dos traumas psicológicos infantis onde os pais se negam a dar cuidados e ter responsabilidade sobre seus filhos, em casos onde acontece abandono afetivo, o pai e/ou a mãe trata a criança com indiferença ou como se sua existência não importasse.
Algumas atitudes comuns nesse tipo de abandono parental são o distanciamento dos pais, a recusa a comprimir atividades simples, como alimentar bem a criança ou dar atenção quando ela fala e também a agressão por meio da fala.
Isso causa na criança comportamentos como regressão no desenvolvimento, onde ela começa a ter atitudes que não condizem com sua idade, param de socializar com outras crianças ou pessoas ou até atos delinquentes ou rebeldes.
- Abandono material
O abandono material também é considerado um dos traumas psicológicos infantis, nesse caso o pai ou mãe falta com suas obrigações de provedor, um exemplo bem simples que ajuda a entender essa questão é quando não é paga a pensão alimentícia.
- Abandono intelectual
Esse tipo de abandono parental é um dos traumas psicológicos da infância onde a criança é privada ou incentivada a não frequentar a escola, principalmente durante a educação primária, ou seja, entre 4 e 17 anos.
Nesse caso a figura parental não custeia os estudos ou não cobra para que a criança o faça, é comum que nesse caso, quando há a evasão escolar o pai ou mãe incentiva a criança a deixar os estudos.
O que acaba gerando consequência durante toda a vida. Por não ter acesso à educação básica, com certeza terá maior dificuldade em conseguir um trabalho no futuro, entre diversas outras oportunidades.
Consequências do abandono parental
Uma certeza que se tem é que o abandono parental é um dos traumas psicológicos infantis, por conta disso, quando é percebido é necessário que a criança inicie um tratamento com a psicóloga em Vitória – ES com o objetivo de diminuir os problemas que podem ser causados por esse.
Sendo assim, a principal consequência sentida por crianças que passam por esse tipo de situação é a dificuldade de se relacionar com outras pessoas durante a vida adulta, tendo sempre relações superficiais.
Além disso, é comum que a criança comece a ter comportamentos autodestrutivos, delinquentes, criminosos ou sexuais, esses que devem ser intervindos imediatamente por meio do tratamento na clínica de psicologia em Vitória – ES.