Ansiedade ou depressão: Entenda as diferenças
Tanto a ansiedade quanto a depressão são transtornos psiquiátricos, muitas vezes, mutuamente agravantes. Por isso, são considerados o “mal” do século 21. Ambas as doenças, em alguns casos, podem se confundir, no entanto, é importante ter em mente que elas possuem causas, sintomas e tratamentos diferenciados.
O transtorno emocional afeta as disfunções da saúde mental do paciente, causando muita dor e sofrimento. Assim, é possível que ambas se desenvolvam e se manifestem ao mesmo tempo em uma única pessoa. Dessa forma, é preciso que haja o tratamento e o acompanhamento com a Dra. Maria Lígia, psicoterapeuta em Vitória/ES.
Normalmente, a ansiedade e a depressão não vêm acompanhadas de problemas de saúde físicos, mas é fundamental que haja um tratamento sério a fim de garantir que o paciente tenha mais qualidade de vida e bem-estar. Ou seja, o fato de a doença não apresentar, necessariamente, sinais físicos não significa que não seja uma condição grave.
Pensando nisso, hoje, buscaremos esclarecer quais são os sintomas e as formas de tratamento para a ansiedade ou para depressão, doenças estas que assombram tantas pessoas. Acompanhe!
O que é depressão?
A depressão, ao contrário do que muitos costumam pensar, não é curada em um curto período de tempo. A depressão, normalmente, faz a pessoa sentir uma profunda tristeza e vontade de chorar constantemente, além de se isolar de tal forma que se perde o interesse pelas atividades diárias.
A depressão é uma doença que causa transtorno mental crônico grave, além disso, acarreta sentimento de impotência, pensamentos de morte, baixa autoestima, angústia e profunda tristeza.
Ela pode ter várias causas, desde aspectos genéticos até fatores ambientais e psicológicos, ou seja, engloba um conjunto de manifestações clínicas que se refletem em síndromes depressivas.
Aqueles que sofrem com a depressão, normalmente, apresentam alguns sinais, que envolvem:
- cansaço extremo;
- insônia;
- dificuldade de concentração;
- irritabilidade;
- pensamentos pessimistas;
- desesperança;
- ganho ou perda de peso de modo brusco;
- angústia.
Procure manter-se atento, pois a depressão costuma se manifestar em diversos graus.
A depressão não é apenas uma maneira de chamar a atenção ou falta de religião. Na verdade, é uma doença como qualquer outra, que necessita de diagnóstico, tratamento e medicamentos adequados.
O que é ansiedade?
A ansiedade também é considerada uma doença crônica quando ocorre com mais frequência e de modo intenso, o que compromete totalmente a saúde emocional e psicológica do indivíduo.
O transtorno de ansiedade é caracterizado por diversas reações físicas e mentais que interferem no nosso convívio social.
Geralmente, a ansiedade é expressa por angústia, estresse, medo e apreensão. A pessoa que sofre com ansiedade permanece em um estado emocional tenso, que a deixa com um sentimento de tensão diante de acontecimentos cotidianos.
Mas, mantenha a calma! É comum que todo ser humano tenha alguma reação de ansiedade em certos momentos, seja por esperar por alguma entrevista de emprego, por uma prova ou, até mesmo, para falar em público. Esse tipo de apreensão é uma manifestação natural e muito benéfica, pois faz estabelecermos planos e projetos a serem alcançados para contornarmos nossas inseguranças.
O grande problema dessa doença se encontra quando o estágio de preocupação e a apreensão ocorrem em excesso. Nesses casos a ansiedade ocasionará quadros de inquietação, irritabilidade, dificuldades ao dormir, tensões musculares, além de uma sensação de medo que causa aperto no peito e falta de ar, bem como aceleração dos batimentos cardíacos.
Confira alguns dos principais sintomas:
- medos constantes;
- insegurança;
- problemas com o sono;
- medo de falar em público;
- preocupação excessiva;
- tensão.
Agora, você já sabe identificar as principais causas da ansiedade ou da depressão e consegue ver que elas não são a mesma coisa. Mesmo podendo ocorrer ao mesmo tempo em um indivíduo, elas possuem suas diferenças.
A ansiedade é uma doença que afeta a saúde mental e é normal que todos a tenham em algum momento da vida. Por sua vez, a depressão, não. O transtorno depressivo afeta negativamente todos os aspectos da vida do paciente e pode levá-lo a cometer suicídio.
Como tratar essas doenças e cuidar da saúde mental?
Tanto a ansiedade quanto a depressão são transtornos que, se descobertos e tratados precocemente, podem ser solucionados. Assim, é possível evitar que essas doenças se desenvolvam de modo a prejudicar a sua saúde mental.
Para ambas as doenças, o tratamento adequado e recomendado são as sessões de acompanhamento com um psicoterapeuta em Vitória/ES, pois somente profissionais da área são capazes de indicar os medicamentos ou as formas naturais a serem aplicadas para tratar o problema.
O tratamento natural, em caso de ansiedade, se dá por meio de controle da respiração, atividade física, meditação e, é claro, acompanhamento psicológico. O tratamento natural para pacientes que sofrem com a depressão envolve também a realização de exercícios físicos, alimentação saudável, além de socialização com pessoas próximas.
Em determinados casos mais severos de ansiedade ou depressão, o psicólogo ou o psiquiatra recomendam o uso de medicamentos para que o paciente consiga ter controle de alguns sintomas físicos, como tremores, por exemplo.
Por isso, para manter a saúde mental, é indicado que o indivíduo busque ter uma boa qualidade de vida e procure por um psicoterapeuta em Vitória/ES, para que tenha um parceiro para guiá-lo durante todo o processo.