Avaliação Psicológica do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A avaliação TEA é uma análise psicológica que auxilia no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista, promovendo desenvolvimento e estímulo do indivíduo para uma melhor dinâmica do dia a dia.
O autismo é um transtorno que compromete interações sociais, comportamentais e a comunicação. Geralmente, é identificado desde a infância e o diagnóstico é clínico.
Não existe uma cura para a condição, mas sim um tratamento que perdura por toda a vida. Também não existe um tratamento padrão, na verdade, é um processo individualizado e multidisciplinar, que envolve médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos e, inclusive, psicólogos.
O papel da Psicologia no tratamento do TEA é ajudar a identificar sinais e informações acerca do que é preciso realizar e formular para, assim, desenvolver um bom plano de tratamento individualizado de interferência, que melhore o desenvolvimento do indivíduo, aumentando sua independência e a qualidade de vida.
A Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória e Serra – ES, trabalha com a Avaliação TEA, uma das especialidades indicadas dentro das abordagens terapêuticas para o tratamento do espectro.
Como Funciona a Avaliação TEA?
A avaliação TEA, feita pela neuropsicóloga em Vitória e Serra – ES, Dra. Maria Lígia, aborda uma série de técnicas especializadas para o entendimento da condição em cada paciente.
Esse processo tem o objetivo de entender o perfil psicológico do indivíduo, a fim de planejar e direcionar uma intervenção adequada que auxilie no tratamento da condição.
Como cada pessoa tem personalidades diferenciadas, assim como níveis distintos do espectro, a avaliação TEA é um trabalho individualizado, que compreende a percepção das habilidades adaptativas, cognitivas e as dificuldades de interação social e aprendizagem particulares.
Com um adequado acompanhamento, é possível decifrar as principais habilidades e dificuldades de cada um e inserir maneiras eficazes de diminuir os impactos do TEA na rotina.
Várias técnicas podem ser utilizadas na avaliação psicológica, desde testes, questionários, atividades, escalas e outros métodos recomendados. É uma forma de investigar o comportamento do indivíduo para, assim, encaminhá-lo às melhores formas de intervenção.
O trabalho do psicólogo na avaliação TEA é fundamental para aplicar o tratamento mais adequado, na tentativa de ajudar a criança a se adaptar ao mundo externo.
A partir da identificação de suas dificuldades, o paciente começa a desenvolver melhor suas habilidades, o que facilita a comunicação, melhora a consciência de si mesmo, a interação social, o comportamento e influencia sua própria independência
Outro ponto importante da avaliação TEA é a colaboração da família no processo. Sabemos que um diagnóstico como esse pode ser difícil também para os pais, por isso, a orientação psicológica também se estende a quem está ao redor do paciente.
Dessa forma, a avaliação TEA busca trabalhar com a família para que todos consigam ter uma maior qualidade de vida e a inclusão social seja mais simplificada.
Importância da Avaliação Psicológica com a Neuropsicóloga em Vitória e Serra – ES
Os efeitos do autismo são geralmente percebidos pelos pais desde os primeiros anos de vida da criança, mas, dependendo do grau de comprometimento, os sinais também podem se manifestar na adolescência e na fase adulta. Alguns desses sintomas são déficits de atenção, problemas na linguagem e aprendizado, dificuldade em comunicação e socialização, hiperatividade e agressividade.
O diagnóstico é clínico e baseia-se no comportamento, histórico do paciente e em critérios do DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Buscar a avaliação TEA com uma neuropsicóloga em Vitória – ES desde o momento da confirmação do diagnóstico é essencial para que as intervenções comecem o mais rápido possível, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do paciente. O autismo não é uma condição simples, mas, com um acompanhamento médico adequado, tanto a criança, quanto a família conseguem lidar com as dificuldades.
A Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória e Serra – ES, é especializada em Psicologia Infantil, com ênfase em doenças mentais, ligada à Psicoterapia com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). É muito importante a orientação profissional nesse momento, a fim de que o paciente se sinta acolhido, o que contribui significativamente para o sucesso do tratamento.
Entre em contato com a clínica da Dra. Maria Lígia, e conheça mais dos tratamentos focados em TEA. Quando mais cedo a avaliação psicológica for iniciada, mais rápida e simplificada será a adaptação do paciente e da família à rotina.