Veja como ser gentil pode trazer benefícios para sua saúde mental
A gentileza é algo que gera benefícios não só para quem recebe, mas também para quem faz, esses gestos deveriam estar presentes no dia-a-dia de todas as pessoas, assim tornando o mundo um lugar mais agradável a todos, por isso veja nesse texto como ser gentil pode melhorar muitos aspectos da sua vida.
A gentileza está presente nos gestos simples do cotidiano, como ceder o lugar a uma pessoa que precise mais do que você, dizer obrigado, ajudar o próximo sem esperar nada em troca, entre outros.
Esses pequenos gestos ajudam a fazer com que o mundo se torne um lugar melhor e mais agradável para todos, assim como ajudam a fazer com que as pessoas tenham melhores relações interpessoais, simplesmente buscando como ser mais gentil e colocando em prática todos os dias.
A busca por como ser gentil deve estar sempre presente, pois esses gestos ajudam não só o mundo como um todo, mas também são muito benéficos para a saúde mental do próprio indivíduo que pratica essas ações.
Estudos realizados comprovam que ser gentil traz muitos benefícios relacionados à saúde mental, veja alguns deles abaixo.
Benefícios de ser mais gentil
Em relação a saúde mental e a como ser gentil, a psicóloga em Vitória – ES destaca alguns pontos:
- Ser gentil diminui a ansiedade
Colocar em prática como ser mais gentil ajuda a fazer com que sintomas da ansiedade sejam diminuídos, liberando maiores níveis de serotonina e dopamina (hormônios da felicidade).
Estudos realizados pela universidade de Colúmbia Britânica (Canadá) mostram que pacientes que estavam passando pelo tratamento para ansiedade e foram desafiados a fazer um gesto de gentileza por dia, após um mês estavam mais relaxados e mais propensos a conviver socialmente, além de terem seus batimentos cardíacos mais controlados.
- Ser gentil faz bem para o coração
Ao visitar o consultório de psicologia em Vitória – ES, você saberá como ser gentil pode fazer bem para o coração, por deixar os batimentos cardíacos mais controlados os atos de gentileza fazem muito bem para esse órgão.
Estudos realizados pela Universidade de Miami (EUA) mostraram que pessoas que buscam e praticam como ser mais gentil, tem seus níveis de ocitocina, o hormônio do amor, aumentados, assim mantendo a pressão arterial equilibrada e prevenindo contra inflamações cardiovasculares.
- Ser gentil ajuda no tratamento da depressão
A psicóloga em Vitória – ES diz que saber como ser gentil ajuda também no tratamento da depressão, estudos realizados mostram que pacientes em tratamento para a depressão que foram sujeitos a uma terapia envolvendo como ser mais gentil, tiveram importantes evoluções no quadro.
Para o estudo os pacientes foram incentivados a interagir entre si utilizando gestos de gentileza, com o passar do tempo esses gestos começaram a se tornarem comuns, fazendo com que o comando a psicóloga fosse dispensado.
Após esse tratamento de como ser gentil os pacientes se mostraram com menor tendências ao isolamento e mais propícios a se inserirem em programas sociais, como sair para tomar um café, por exemplo.
- Ser gentil ajuda nas dores no corpo
Além de tudo isso, ser gentil também tem um papel importante fisicamente, pois ajuda a prevenir as dores no corpo, isso porque a prática de gestos que buscam como ser gentil liberam a produção de endorfina. A endorfina é um analgésico natural do organismo, logo sua produção é feita pela prática de gestos de como ser gentil ajuda a diminuir as dores no corpo.
- Ser gentil aumenta a expectativa de vida
Há estudos que mostram que pessoas que praticam a gentileza, como quem pratica o voluntariado, essas pessoas chegam a ter até 5 anos a mais de expectativa de vida do que pessoas que não realizam trabalhos voluntários.
Isso se dá, pois, a prática de atos de gentileza estimula a produção de diversos hormônios, como o da felicidade, por exemplo, que fazem com que a expectativa de vida dessa pessoa seja aumentada.
Como ser gentil e o Dia Mundial da Gentileza
No mês de novembro se comemora o Dia Mundial da Gentileza, esse dia tem o objetivo de promover e incentivar que as pessoas sejam sempre gentis umas com as outras. Como visto nesse texto, sempre buscar como ser gentil não traz benefícios somente para quem recebe o gesto, mas também benefícios físicos e mentais para quem realiza a ação.
Além disso, a gentileza faz com que o mundo seja um lugar muito mais agradável para todos. Por isso a psicóloga em Vitória – ES recomenda que os atos de como ser gentil não sejam colocados em prática somente no mês de novembro, no Dia Mundial da Gentileza, mas também em todos os outros meses do ano.