O que é crise de ansiedade?
Normalmente as pessoas que têm sintomas do transtorno ou crise de ansiedade não conseguem identificar os seus sinais e procuram por uma forma eficiente de se acalmar sozinhas.
É muito comum que aqueles que sofrem com ansiedade se perguntem “mas como eu sei se estou tendo um ataque de ansiedade?”, “quais são os sintomas do transtorno de ansiedade?” ou “qual é o melhor tratamento para a ansiedade?”. Essas, entre muitas outras perguntas, norteiam muitos pacientes que não sabem lidar com esse transtorno.
A crise de ansiedade é algo muito desagradável que acaba abalando o emocional dos indivíduos. Hoje em dia, essa pauta se tornou uma das principais questões, pois é uma doença que afeta diversas pessoas e prejudica a qualidade de vida.
Por isso é muito importante saber como identificar uma crise de ansiedade e seus sintomas, pois nem sempre é fácil discernir se o que você está sentido é ansiedade, depressão ou algo diferente.
Normalmente, os sintomas se manifestam de uma forma mais intensa, é comum sentir sensações de aflição ou perda do controle. A crise somente ocorre quando vários sintomas ansiosos se manifestam de uma única vez.
Mas você deve estar se questionando, o que é, realmente, ansiedade. A crise de ansiedade ou o ataque de ansiedade nada mais é que uma reação emocional do nosso organismo que gera pânico e nervosismo.
Normalmente, ela está relacionada com momentos que são traumáticos, estressantes e que causam medo extremo.
Quando uma pessoa desenvolve crise de ansiedade é um forte indicativo de que ela possui ansiedade crônica, portanto, é fundamental que procure ajuda para assim realizar o tratamento para a ansiedade adequada, de maneira que consiga prevenir e ou amenizar os sintomas ansiosos.
Dessa forma, é imprescindível que haja um acompanhamento de uma neuropsicóloga e psicoterapeuta de crianças e adultos, como a Dra. Maria Lígia Soares, pois esse transtorno pode se agravar e originar outros como a depressão.
Sintomas de uma crise de ansiedade
Todas as pessoas que sofrem com crise de ansiedade mencionam que têm algumas experiências diferentes. Normalmente é muito comum dizer estar ansioso quando estamos esperando por notícias, aguardamos uma resposta ou uma data especial, etc.
Mas a ansiedade é muito mais do que isso. O indivíduo que apresenta transtorno de ansiedade vivencia alguns sintomas que mexem com a saúde emocional e psicológica e, em alguns casos, existe até mesmo desconforto físico.
É muito comum a pessoa que está tendo uma crise de ansiedade acreditar que esteja sofrendo um ataque cardíaco, ou seja, algum sintoma de doença, e isso deixa o indivíduo ainda mais ansioso e assustado.
Quando não se tem um diagnóstico preciso sobre essa condição, o ideal é buscar conversar com um especialista, principalmente se as suas crises acontecem muitas vezes.
Esse transtorno tem tratamento e controle, e na clínica da Dra. Maria Lígia Soares, neuropsicóloga e psicoterapeuta de crianças e adultos, você pode descobrir o melhor tratamento para você conseguir lidar com a ansiedade no seu dia a dia.
Alguns sintomas característicos de pessoas ansiosas são:
- Agitação;
- Perda de sono;
- Vontade de chorar;
- Preocupação excessiva;
- Falta de ar;
- Sensação de perda de controle;
- Falar mais do que o normal;
- Não conseguir completar atividades;
- Perda de memória;
- Tremores no corpo;
- Compulsão por comida.
Esses são alguns dos vários tipos de sintomas que uma pessoa pode ter durante uma crise de ansiedade, mas em alguns casos mais graves, os pacientes podem ter palpitação, sudorese excessiva etc.
Mesmo a crise de ansiedade sendo uma condição relacionada com a saúde mental, os sintomas que ela desenvolve também podem ser físicos, por isso é de extrema importância saber como controlá-la.
É possível tratar a ansiedade?
Os transtornos de ansiedade podem ser tratados, e os métodos de controle envolvem desde mudanças nos hábitos de vida, até medicamentos e terapia.
Especialistas explicam que é possível controlarmos a ansiedade quando buscamos realizar uma atividade física, como, por exemplo, andar de bicicleta, caminhada ou até mesmo musculação.
Outro tipo de tratamento para crise de ansiedade é realizar exercícios de respiração, isso é uma técnica importante para prevenir e controlar os sintomas ansiosos.
A meditação também oferece muitos benefícios para as pessoas ansiosas, dentre eles se encontra a redução do estresse, pois a meditação melhora o sistema imunológico e aumenta o foco e atenção.
Ouvir música também é um método de tratamento para a ansiedade. A música ajuda a relaxar e extravasar.
Além disso, é fundamental procurar manter uma alimentação saudável e fazer sessões com uma psicóloga, pois o diálogo permite que você consiga se abrir, e o profissional da área irá oferecer o apoio necessário para que você consiga falar abertamente com alguém sem julgamento.
Em certos casos, é necessário ajuda de medicamentos, como antidepressivos, mas irá depender da sua condição, por isso é fundamental o acompanhamento médico.
O tratamento psicoterápico da Dra. Maria Lígia Soares, neuropsicóloga e psicoterapeuta de crianças e adultos, com toda certeza é uma das medidas que mais ajuda a tratar a ansiedade.
O tratamento para a ansiedade busca fazer com que a pessoa realize pequenas mudanças no seu cotidiano que irão evitar acumular o estresse e ter uma vida mais saudável.