Doenças psicossomáticas: Saiba mais sobre esses problemas
O artigo de hoje vai falar sobre o que são doenças psicossomáticas, bem como sobre o tratamento de doenças psicossomáticas e sobre a psicóloga em Vitória – ES.
Você já ouviu falar em doenças psicossomáticas? Sabe o que elas são e como se desenvolvem? Pois, leia esse artigo até o fim para saber como elas afetam a mente e capacidade física do ser humano.
O que são doenças psicossomáticas?
Doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais da pessoa e representam uma ligação direta entre a mente e o físico da pessoa. Isto é, quando o problema psicológico acaba afetando de alguma forma o físico de alguém.
Não é um processo consciente, por isso seu diagnóstico não é simples, principalmente por se tratar de um diagnóstico de exclusão, ou seja, todas as outras possíveis causas devem ser investigadas e excluídas antes de ter o diagnóstico de doenças psicossomáticas.
Pode ser também chamado de transtorno de somatização e nesse processo a pessoa tem várias queixas sobre o físico, em diferentes regiões do corpo que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica. Usualmente, os sintomas se agravam quando a pessoa passa por momentos de estresse ou pressão emocional.
Causas de doenças psicossomáticas
Não existe uma causa única para o desenvolvimento de doenças psicossomáticas. Seu surgimento depende de uma predisposição pessoal e orgânica em como o corpo e o psicológico interagem e reagem frente a certas condições e/ou situações de vida.
Algumas doenças psiquiátricas facilitam o aparecimento de doenças psicossomáticas, como a depressão, ansiedade e estresse. As situações que estão geralmente associadas ao seu surgimento são sobrecarga profissional, eventos traumáticos – na vida adulta ou na infância –, pessoas que são vítimas de abuso psicológico, físico ou sexual e sofrimento psicológico de qualquer tipo junto da dificuldade de externalizar sobre o assunto ou à tendência de se isolar socialmente.
Tenha atenção à estes sinais, pois o não tratamento de qualquer tipo de sintoma, pode agravar a situação emocional e física da pessoa.
Sintomas de doenças psicossomáticas
É de várias maneiras que uma doença psicossomática pode se manifestar, através de eventos físicos ou psicológicos. Os sintomas psicológicos geralmente são ansiedade, irritabilidade, impaciência, tristeza, falta de interesse nas atividades do dia-a-dia e exaustão.
Já os sintomas físicos mais comuns incluem dores e queimação no estômago junto de náusea e vômito, constipação ou diarreia, sensação de falta de ar ou dor torácica, dores musculares, aumento da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, alterações na visão, coceira, ardência ou formigamento com aparecimento ou não de lesões na pele, queda excessiva de cabelo, insônia, mudanças na libido ou alterações no ciclo menstrual.
Tratamento de doenças psicossomáticas
Uma vez que tenha sido feito o diagnóstico ou haja qualquer dúvida de talvez ter alguma das doenças psicossomáticas, é necessário que o paciente busque ajuda para resolver o problema, sem danos irreversíveis.
O tratamento pode envolver medicações para o alívio de sintomas, contudo é importante o acompanhamento psiquiátrico e psicológico para ajudar a controlar os sintomas, fazendo com que as emoções sejam mais bem controladas a fim de tratar a causa dos problemas.
Como prevenir doenças psicossomáticas?
A prevenção de doenças psicossomáticas envolve toda forma que nos ajuda a lidar com os problemas emocionais, seja através da psicoterapia ou de medidas naturais, como meditação e fitoterápicos. A prática regular de atividades físicas, aliada a uma alimentação saudável também é fundamental para a promoção do bem estar e controle emocional.
Clínica de psicologia em Vitória – ES
Se você está sentindo que tem algum dos sintomas que descrevemos aqui, ou conhece alguém que os tenha, não hesite me pedir ajuda! A Dra. Maria Lígia, psicóloga em Vitória – ES pode te atender para te ajudar a superar todas as dores e angústias que têm sentido.
Graduada em Psicologia pela Associação Vitoriana de Ensino Superior (FAVI), especializada em Neuropsicologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (ES) e psicologia Junguiana pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa (ES), pós-graduação em Avaliação psicológica pelo IPOG.
Com uma vasta experiência na área de Psicologia e Neuropsicologia, com ênfase em promoção a saúde mental, atua como Psicóloga na Clínica Primeiro Sorriso Pediatria Integrada, Vitória – ES e em seu próprio consultório localizado na cidade de Serra.