Tudo o que você precisa saber sobre a raiva.
É super comum sentir raiva em alguns momentos. Na verdade, você não precisa fugir desse sentimento, pois retraí-lo pode ser pior. A raiva é normal em situações de estresse, sobretudo, nos dias de hoje, em que somos submetidos a muitos estímulos externos que podem nos desestabilizar. Mas esse sentimento somente é saudável quando está sob o nosso controle, sem provocar qualquer alteração comportamental brusca que faça a raiva evoluir para um estágio agressivo.
Para entendermos melhor, veja que sentir raiva é um sentimento que, ao ser acionado no nosso Sistema Nervoso Central, desperta o circuito de luta e fuga. Desse modo, ficamos em estado de alerta, com as pupilas dilatadas, devido à liberação de hormônios. Isso faz os batimentos cardíacos aumentarem, o que deixa todos os nossos músculos tensos, como se estivéssemos em situação de risco.
No entanto, se ao sentir raiva, for desencadeado um ataque de transtorno explosivo, é importante tomar cuidado. Isso pode ser um sinal de descontrole e, nesses casos, deve-se buscar ajuda profissional de um psicólogo para melhor te orientar sobre diagnósticos e tratamentos.
Como diferenciar um ataque de raiva de um transtorno explosivo?
Sentir raiva é uma manifestação que pode ser ocasionada repentinamente no desenrolar de certas situações, a exemplo de dor de cabeça, náuseas e tonturas. No entanto, é comum que, logo em seguida, quando nos recompomos, venha um arrependimento sobre o comportamento impulsivo que expressamos.
O transtorno explosivo, mais especificamente, é um sentimento descontrolado de ira, acompanhado de agressões verbais e físicas e agravado pela falta de controle.
Dessa forma, o transtorno explosivo é um comportamento agressivo, que pode colocar em risco o seu próprio bem-estar e segurança, além da vida das outras pessoas ao redor. Sendo assim, a agressividade desproporcional, característica do transtorno, engloba:
- Falta de controle sobre o impulso agressivo;
- Atitude de quebrar seus pertences ou dos outros;
- Sensação de suor, formigamento e tremores musculares;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Ameaças verbais ou agressividade física a outra pessoa sem um motivo que justifique essa atitude;
- Sentimento de culpa e vergonha após os ataques.
Por último, vale lembrar que sentir raiva faz você se concentrar em prejudicar quem lhe causa dor. Dessa forma, da próxima vez em que você tiver um acesso de raiva, busque ajuda de um profissional.
O que fazer quando sentir raiva?
Como já mencionado, sentir raiva é uma emoção normal, mas que deve ser controlada para que não se ultrapassem os limites característicos de um transtorno explosivo.
Assim, quando você sofrer com altas cargas de estresse e sentir raiva, procure dar ao cérebro um tempo para que essa emoção seja normalizada dentro de si. Com isso, você conseguirá fazer a frequência cardíaca e respiratória voltar ao normal. Procure, então, respirar profundamente a fim de relaxar e extravasar todo o sentimento de apreensão.
Como controlar o sentimento de raiva excessiva?
A experiência sentir raiva, comumente, é expressada por meio de gritos, xingamentos, brigas físicas e, também, por comentários ofensivos. Mas você sabia que é possível controlar de maneira saudável esse sentimento que causa irritabilidade?
Quando essa sensação passa a morar dentro de nós, muitos problemas são causados, como doenças cardiovasculares, estresse, entre outros. Portanto, é indispensável ter cuidado redobrado com essa alteração brusca de humor para que você tenha uma vida equilibrada, com saúde mental e física.
Para tanto, é preciso seguir algumas dicas, como:
- Buscar o autoconhecimento;
- Compreender sua raiva se expressa;
- Tentar compreender as razões das pessoas e ter empatia;
- Não viver na negação e aceitar a realidade;
- Cuidar de si mesmo e do seu emocional;
- Fazer acompanhamento psicoterápico.
Quando é preciso buscar ajuda de um profissional?
Se, ao sentir raiva, você perde o controle de suas emoções, é imprescindível buscar, imediatamente, um profissional da Psicologia para iniciar as sessões de terapia individual. Dessa forma, você conseguirá aprender a controlar a raiva, sentimento tão comum nas mais diversas situações.
Vale ressaltar que as pessoas raivosas ocultam dentro de si uma dor muito profunda, muitas vezes escondem seus problemas e traumas, por isso, explodem com facilidade.
O diagnóstico e o tratamento possíveis nos casos de o paciente sentir raiva excessiva e desenvolver transtorno explosivo são realizados pelo médico psiquiatra, que, juntamente com o psicólogo, estudará todo o histórico do paciente para confirmar se, de fato, o quadro é repetitivo e configura um transtorno psicológico.
Onde encontrar psicóloga na cidade de Serra/ES?
Você pôde perceber, no decorrer da leitura, que o tratamento psicológico é extremamente importante para controlar o sentimento de agitação, estresse e para deixá-lo prudente caso você chegue a sentir raiva constantemente. Por isso, não tenha medo de procurar ajuda profissional, mais especificamente, um acompanhamento psicológico. Sua saúde mental é importante para que tudo esteja bem.
A Dra. Maria Lígia, psicóloga na cidade de Serra/ES, é uma profissional capacitada para realizar o acompanhamento psicoterápico e ajudá-lo a diagnosticar o seu mecanismo de controle das emoções, a fim de diminuir a agressividade.
Durante as sessões de terapia, a Dra. desenvolverá, em conjunto com você, estratégias eficientes para controlar o sentimento de raiva. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como cuidar da sua saúde mental.