O que é o esgotamento psicológico?
O esgotamento psicológico está diretamente ligado a sensação de exaustão física e mental, pode ser confundido com a fadiga mental, porém apresenta algumas diferenças desta. No caso do esgotamento psicológico, a pessoa sente que não é mais capaz de realizar atividades, pois não possui mais recursos para lidar com nenhum tipo de situação.
Há um caminho até chegar de fato ao esgotamento psicológico, as pessoas se forçam a realizar demasiadas atividades atingindo o nível máximo de cansaço e estresse. Acreditando serem capazes de gerir sua mente e corpo de forma saudável, as pessoas acabam ultrapassando os limites e colocando assim sua saúde em risco.
Ao atingir o esgotamento psicológico, uma situação completamente desagradável e perigosa, ou seja, que pode colocar a pessoa em uma situação crítica, acende-se um alerta de que é necessário fazer mudanças.
Essas mudanças estão relacionadas ao estilo e ritmo que se leva, pois, o esgotamento psicológico está totalmente atrelado a essas questões. Além disso, é muito importante que o paciente nessa situação procure ajuda de uma psicóloga em Vitória – ES para entender como lidar com a situação da melhor forma.
Como identificar o esgotamento psicológico?
Como dito acima, há um caminho para chegar até o esgotamento psicológico, o corpo apresenta diversos sinais que não podem passar batido. Os primeiros sintomas apresentados pelo esgotamento psicológico são leves, porém já causam incômodos, com o passar do tempo os sintomas vão aumentando e se agravando cada vez mais.
Com o agravamento dos sintomas e chegando ao ápice do esgotamento psicológico os pacientes acabam parando no hospital, ou até em casos extremos desenvolvendo distúrbios psicológicos.
Para saber sobre o esgotamento psicológico como tratar, é necessário entender os sintomas que são apresentados por esse distúrbio:
- Insônia;
- Problemas digestivos;
- Fadiga crônica (A pessoa se sente cansada mesmo após uma boa noite de sono);
- Taquicardia;
- Dificuldade para respirar;
- Oscilações no peso;
- Falhas na memória;
- Dificuldade de concentração;
- Dificuldade de reter novas informações;
- Imunidade baixa;
- Alergias de pele;
- Desânimo;
- Bruxismo;
- Emoções a todo vapor, como tristeza, apatia ou irritabilidade.
Ao identificar que algum desses sintomas está ocorrendo de forma recorrente, o primeiro passo a pensar sobre o esgotamento psicológico como tratar é avaliar o que pode estar influenciando na sua rotina, como demandas excessivas de trabalho, por exemplo.
Ao ver que esses sintomas estão interferindo de alguma maneira no seu dia-a-dia, o mais indicado é procurar a clínica de psicologia em Vitória – ES para que esses sintomas sejam tratados antes mesmo de chegar ao estágio do esgotamento psicológico. Assim você estará evitando os diversos problemas que essa situação pode trazer. Além de entender sobre os sintomas do esgotamento psicológico, veja também possíveis causas abaixo.