Você tem se sentido cansado? Não consegue conciliar o sono ou dormir o suficiente? Já acorda exausto? Pode ser que você esteja sofrendo de insônia. E não está sozinho.
Conforme a vida demanda, abraçamos diversas tarefas no nosso dia a dia, e acabamos deixando os cuidados com a saúde em segundo plano. Quando percebemos, estamos dormindo mais tarde e acordando mais cedo, para termos mais tempo de trabalho.
Até que chega um dia em que, cansados e com “o mundo desabando sobre nossas cabeças”, nos surge a questão: será que preciso de ajuda profissional? Para encontrar a resposta, confira a seguir.
Sintomas da insônia:
Além daqueles que já mencionamos, se estiver com insônia, você pode também perceber os seguintes:
- diminuição do rendimento no trabalho;
- mau-humor;
- sono em excesso no meio do dia.
Apesar de ser possível conviver com esses desconfortos ao longo de determinado tempo (e outros que podem — e costumam — aparecer), a insônia pode estar relacionada a transtornos mais graves na saúde, como falha de memória e doenças cardiovasculares.
Quer saber como dormir melhor? As sugestões a seguir podem ajudar.
Como tratar da insônia: 7 dicas simples
1. Deite-se e acorde sempre no mesmo horário
Defina um horário para ir para a cama e para acordar. Pesquisadores da Universidade do Arizona concluíram que esse hábito reduz significativamente o risco de doenças cardíacas. Além disso, eles descobriram que ter uma rotina de sono definida é mais benéfico do que dormir por longas horas.
Vale ressaltar que necessitamos de, aproximadamente, 8 horas de sono, todas as noites. Portanto, organize sua agenda e priorize seu tempo de descanso.
2. A cabeça está pesando muito depois do almoço?
Se a sua resposta for sim, a soneca da sesta pode ser um mau sinal. Principalmente se ela for longa. Dormir por alguns minutos, apenas para recarregar as energias, pode fazer bem, mas render-se a um sono avassalador durante o dia pode indicar insônia. E, nesse caso, você pode precisar de tratamento, não de um cochilo.
3. Saia da cama.
Não passe horas se revirando na cama. Se, em torno de 20 minutos, não conseguir dormir, levante-se e vá para outro cômodo. Leia, distraia sua mente com uma atividade calma. Só não vale mexer no celular!
Relacionar ansiedade com sua necessidade de dormir é tudo de que você não precisa nesse momento. Lembre-se: seu quarto deve ser sinônimo de tranquilidade. Todo stress fica do lado de fora.
4. Limite a ingestão de álcool e café
Sua dificuldade para dormir pode ser causada pela ingestão de bebidas alcoólicas ou cafeinadas. Tente reduzir esses tipos de bebidas. Aliado a isso, consulte um profissional, pois nesse caso a insônia pode ser crônica.
5. Crie um ambiente agradável
Tente regular a temperatura do quarto, com ajuda do ar condicionado ou ventilador, se necessário. Falando nesses aparelhos, o barulho que eles produzem pode te ajudar a relaxar. Ele é chamado de ruído branco. Há inúmeros sites e aplicativos com esses sons, que podem ajudar a relaxar.
Você também pode diminuir as luzes do cômodo, antes de se deitar. Deixe apenas um abajur aceso, por exemplo. O nosso corpo associa a incidência de luz ao período do dia. Com menos luz, você tem mais chances de pegar no sono. Na hora de dormir, prefira o escuro absoluto.
6. Tome um banho quente
A temperatura razoavelmente alta da água (cuidado com os excessos!) causa dilatação dos vasos sanguíneos, proporcionando a sensação de calma e bem-estar. Se estiver sem sono, então, tome uma ducha.
7. E se nada disso funcionar?
A longo prazo, a medida mais segura é a psicoterapia. Poucos anos atrás, especialistas confirmaram a eficácia da Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) no tratamento da insônia crônica. Um bom psicólogo é a única pessoa capaz de lhe ajudar a identificar as raízes do seu problema, para então agir sobre elas. Afinal, as causas da insônia podem ser incômodos passados despercebidos.
Onde encontro essa ajuda?
Se você procura uma psicóloga no ES, a Dra. Maria Lígia é a melhor profissional da área. Na cidade de Vitória, ela tem dedicado seu trabalho a ajudar seus pacientes a encontrarem melhor qualidade de vida e a compreenderem suas emoções.
Isso porque ela tem a experiência e domínio das técnicas que podem, enfim, lhe ajudar a se ver livre da insônia.
Além de agendar sua consulta, acompanhe sempre os posts por aqui. Eles são complementos para lhe auxiliar no autoconhecimento e na conquista de uma vida mais plena.