O que é o Neurofeedback?
Neurofeedback é um tratamento que ajuda a estimular as atividades cerebrais, melhorando seu funcionamento, corrigindo disfunções e promovendo o desenvolvimento do paciente.
O tratamento com Neurofeedback é feito por meio da neuromodulação autorregulatória não invasiva, que consiste no monitoramento, registro e análise da atividade elétrica do cérebro. Dessa forma, é possível aplicar as intervenções mais adequadas.
Funciona a partir da conexão de eletrodos, que captam as atividades cerebrais e as enviam para um computador. O especialista impõe desafios, para observar a resposta do paciente mediante aquele estímulo. É como um jogo, que força o cérebro a ter um raciocínio menos impulsivo em suas ações, ou seja, ele ajuda o paciente a ter mais autocontrole.
O tratamento com Neurofeedback é indicado, principalmente, para pacientes que não respondem com eficácia aos tratamentos convencionais e medicações.
A Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, trabalha com o Neurofeedback para o tratamento de diversas condições. Algumas delas são:
- Déficit de Atenção (DDA/TDAH)
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Ansiedade e pânico
- Depressão
- Epilepsia
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
- Traumatismo crânio-encefálico (TCE)
- Derrames/quadros isquêmicos (AVCi)
- Desordens do sono/insônia
- Dores crônicas
- Estresse pós-traumático
- Enxaquecas e cefaleias
- Esquizofrenia
- Transtorno Bipolar
- Dependência Química
Como Funciona o Tratamento com Neurofeedback?
O tratamento com Neurofeedback, aplicado pela neuropsicóloga em Vitória – ES, é um procedimento totalmente natural e não invasivo, feito por meio de diferentes métodos que consistem em registrar a atividade do cérebro para treinar áreas determinadas.
Uma das técnicas aplicadas é a Eletroencefalografia (EEG), um método de monitoramento bastante conhecido que registra as correntes elétricas cerebrais em forma de gráficos, usada no diagnóstico e investigação de várias condições.
O especialista coloca eletrodos no couro cabeludo do paciente e os liga a um computador. Os sinais elétricos do cérebro são captados e enviados ao software, onde são ampliados e decodificados.
O funcionamento do cérebro é acompanhado em tempo real e o especialista fornece testes, atividades com jogos, vídeos ou músicas, que estimulam o cérebro a aprender e controlar esses estímulos, para que assim se obtenha o feedback.
O treino é definido de acordo com cada paciente, por isso é um tratamento individualizado, que leva em conta fatores como a condição a qual está sendo tratada e o nível de comprometimento. O paciente, então, deverá seguir as regras do treino e tentar controlá-lo por meio da atividade cerebral.
Outro detalhe é que não existe nenhum tipo de recomendação para o paciente, como ficar calmo, por exemplo. É um procedimento natural, que estimula o cérebro a agir. Com o tempo, a atenção do paciente vai sendo mantida voluntariamente.
Os resultados são muito satisfatórios, já que as habilidades naturais do cérebro são incentivadas. O paciente começa a desenvolver um autocontrole, que permite com que as funções sejam reguladas, aumenta a capacidade e corrige distúrbios, melhorando significativamente o desempenho cognitivo e comportamental.
O tratamento, com a neuropsicóloga em Vitória – ES, Dra. Maria Lígia, pode durar entre 30 a 40 sessões, dependendo de cada paciente. Ao final, é possível experienciar efeitos duradouros e estáveis.
Benefícios do Neurofeedback com a Neuropsicóloga em Vitória – ES
O tratamento com Neurofeedback é uma alternativa aos procedimentos convencionais. Os medicamentos, por exemplo, promovem resultados muito satisfatórios e eficazes, mas nem todas as pessoas conseguem responder perfeitamente a eles.
Por isso, opções como o Neurofeedback, um tratamento não invasivo, indolor e natural, é uma ótima forma de estimular as atividades cerebrais de forma eficaz e sem possíveis efeitos colaterais, chegando na raiz do problema com mais controle.
Vários tipos de condições podem recorrer ao Neurofeedback. O potencial de tratamento é muito alto, desde que feito com total dedicação e comprometimento.
Existem, inclusive, vários estudos relacionados ao tratamento com Neurofeedback que comprovam a eficácia da técnica, especialmente em distúrbios como o TDAH, o TEA, a epilepsia, distúrbios do sono, problemas de aprendizagem, entre outros.
A Dra. Maria Lígia, neuropsicóloga em Vitória – ES, é especializada em Psicologia e Neuropsicologia, com ênfase em promoção à saúde mental.
Entre em contato com nossa clínica, conheça mais sobre o tratamento com Neurofeedback e entenda como essa alternativa pode ser muito benéfica para o controle de diversos tipos de condições e distúrbios.