Palestra sobre Bullyng na na EEEFM Catharina Chequer
Muito praticado nos dias de hoje, principalmente no ambiente escolar, o bullying é um assunto que deve ser levado a sério.
Esse termo corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima e pode trazer sérias consequência,
Isso porque, trata-se de um ato que utiliza tortura física ou verbal capaz de atormentar tal indivíduo. E foi sobre esse tema que palestrei na EEEFM Catharina Chequer em Vila Velha – ES.
Bullying em escolas
Nas escolas, o Bullying acontece quando os desentendimentos são frequentes e partem para humilhações. Embora as agressões geralmente são praticadas longe das autoridades, também podem ocorrer na entrada ou saída do prédio, ou ainda quando os professores não estão por perto.
Podem também acontecer de forma silenciosa, na sala de aula, na presença do professor, com gestos, bilhetes, etc. As agressões físicas são mais difíceis de serem escondidas e muitas vezes levam a família a transferir a vítima para outra escola.
A pessoa que pratica o Bullying normalmente tem um perfil agressor e uma mente perversa e às vezes doentia. Ele é consciente de seus atos e consciente que suas vítimas não gostam de suas atitudes, mas agride como forma de se destacar entre seu grupo. Assim, os agressores pensam que serão mais populares e sentem o poder com esses atos.
Já as vítimas muitas vezes sentem vergonha e medo de falar à família sobre as agressões que estão sofrendo e, por isso, permanecem caladas. As vítimas de agressão física ou verbal ficam marcadas e essa ferida pode se perpetuar por toda a vida, levando até a alguns transtornos mentais, como a depressão por exemplo.
E diante de tal situação, ajuda psicológica é fundamental para amenizar a difícil convivência com memórias tão dolorosas. Para isso, cabem aos pais e familiares notarem os sintomas das crianças e/ou adolescentes para então tomar as devidas providências.