Burnout l Conheça a Síndrome do Esgotamento Profissional
Você já ouviu falar da síndrome Burnout? Essa síndrome é mais conhecida como esgotamento profissional e é mais comum do que se pensa entre os trabalhadores.
Esse esgotamento profissional é caracterizado por um distúrbio psíquico que é provocado nos colaboradores das mais diversas áreas por sofrerem com muita tensão emocional e estresse que são causadas pelas condições de trabalho altamente desgastantes.
Esse transtorno ficou muito popular desde o início do Home Office, pois, quem não estava habituado à cobrança excessiva, e metas a serem alcançadas em tempo reduzido tornou-se mais propenso a sofrer com essa síndrome de esgotamento profissional.
A síndrome Burnout tem afetado a saúde mental dos trabalhadores e ocasiona a exaustão mental, devido às altas cargas de estresse, pois os indivíduos não conseguem mais fazer a mente relaxar, sendo assim é praticamente impossível alcançar a mesma produtividade que se tinha antes.
O esgotamento profissional é um sério problema, pois pode levar os trabalhadores a desenvolverem uma depressão profunda por sofrerem constantemente com estresse, pressão, ansiedade e nervosismo provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas. Por isso, é imprescindível saber reconhecer os sinais desta doença para realizar psicoterapia e um acompanhamento médico.
A tendência é que a síndrome do esgotamento profissional se torne cada vez mais comum, por isso os profissionais que estão mais propensos a sofrer com a síndrome burnout são aqueles que trabalham sob pressão constante como professores, médicos, publicitários, agentes penitenciários, bombeiros e policiais. Continue a leitura de hoje, que esclarecemos tudo sobre este assunto.
Quais são os Sintomas da Síndrome Burnout?
Os sintomas da síndrome de esgotamento profissional envolve tanto sinais físicos quanto psicológicos.
Por isso, é preciso realizar um acompanhamento terapêutico para conseguir identificar a causa da exaustão mental, pois ela pode ser confundida facilmente com depressão. Conheça alguns dos principais sintomas:
- agressividade;
- Isolamento;
- Irritabilidade;
- Dificuldade em manter a concentração;
- Ansiedade;
- Lapsos de memória;
- Mudanças bruscas de humor;
- Baixa autoestima.
Como é o Tratamento da Síndrome de Esgotamento Profissional?
Para tratar a síndrome de Burnout, é muito importante prestar atenção em muitos detalhes, como por exemplo, se você notou que sofre com alguns dos sintomas listados acima, o ideal é buscar por ajuda de um profissional que atue na área de psicoterapia para que ele consiga realizar o diagnóstico e em seguida conduzir o profissional para o melhor tratamento.
O acompanhamento psicológico é fundamental nesses casos, pois é este profissional que irá ajudar o indivíduo a tornar o convívio profissional o melhor possível, e caso seja necessário irá recomendar o uso de remédios controlados, como antidepressivos.
Mas, o ideal do acompanhamento de psicoterapia é auxiliar com que o paciente consiga, a longo prazo, realizar uma mudança na sua conduta na relação com o trabalho, pois caso isso não seja melhorado ele continuará sofrendo com estes sintomas.
Portanto, entende-se que de maneira geral, a síndrome burnout requer que o indivíduo faça acompanhamento terapêutico constante, pois torna-se uma maneira de ajudar o paciente a entender que o emprego nunca pode ser o centro da vida.
Como Prevenir a Síndrome Burnout?
Além do tratamento, saiba que existem algumas mudanças no estilo de vida que contribuem para amenizar o problema do esgotamento profissional que acabam sendo até prazerosas.
Prática de exercícios físicos
O esgotamento profissional causa uma série de problemas físicos e tensões musculares, por isso é fundamental praticar exercícios físicos para ajudar a liberar toda a tensão dos músculos, além é claro de auxiliar o paciente a ter uma rotina mais saudável prezando pelo autocuidado.
Momentos de Lazer
Outro ponto que o acompanhamento de psicoterapia recomenda é que o paciente tenha momentos de lazer e relaxamento para descansar tanto a mente quanto o corpo.
Menos cobranças
O esgotamento profissional ocorre devido a cargas extremas de cobranças. Por isso, procure se cobrar menos e entenda que erros ocorrem e que não é possível ter o controle de toda a situação.
Utilize os seus dias de férias e folgas
É fundamental ter momentos para descansar, aproveite as férias para se desligar do trabalho.
Cultive relacionamentos saudáveis no trabalho
Ter uma boa convivência com os colegas de trabalho é essencial para deixar o dia mais leve.
Psicoterapia para Adultos em Vitória – ES
A psicoterapia para adultos é uma das especialidades encontradas na clínica de psicologia em Vitória – ES, da Dra. Maria Lígia Soares. Realizamos um atendimento que visa tratar distúrbios mentais ou problemas de ajustamento cotidiano.
A psicoterapia ajuda o paciente a resolver problemas específicos ou gerais, por isso para reverter esse quadro de esgotamento profissional e obter mais qualidade de vida, não perca mais tempo e agende agora seu acompanhamento de psicoterapia com a Dra. Maria Lígia e busque por um diagnóstico e tratamento de qualidade.
Leia Mais :
Janeiro Branco alerta para a importância da saúde mental