Saúde emocional e o home office
Embora o home office já seja um método adotado por muitos profissionais, é grande o número de pessoas que tiveram que se adaptar e realizar suas demandas dentro de casa e, dependendo das dificuldades enfrentadas, isso pode acabar impactando negativamente na saúde emocional no trabalho.
Continue conosco caso você esteja precisando de ajuda neste momento delicado ou envie este texto para alguém que conhece que esteja em turbulência por conta da pandemia.
Saúde emocional no trabalho
Apesar do home office, devemos ter uma rotina, isto é, acordar sempre no mesmo horário, comer o café da manhã, se arrumar como se fosse sair de casa e então sentar-se para trabalhar. Para o home office saudável, devemos encontrar um lugar da casa tranquilo e confortável e sem distrações para que o trabalho renda. Assim como no café da manhã, mantenha um horário de almoço e de parada no fim da tarde para ter seus momentos de descanso.
Listas são interessantes nestes momentos. Elas ajudam na organização do dia e você se distrai menos se tiver escrito o que deve completar. Faça um item de cada vez, no seu tempo e cuidado com as distrações.
Fazer alongamentos ao longo do dia também ajudam a equilibrar a mente, já que você dá um descanso para ela enquanto cuida do seu corpo.
O estresse bate à porta aqui. Manter uma rotina e listas ajuda a controlá-lo para que não haja danos à sua saúde. Mas por que tanto se fala em estresse? A mudança de rotina, a falta de alguns hábitos que tínhamos, faz com que nos tornemos irritadiços, o que interfere em nossa saúde.
Toda essa organização da qual falamos, vai ajudar a tirar o peso, a sobrecarga que nos impomos ao trabalhar em casa e isso ajuda bastante para que não haja surtos ou picos de estresse.
Cuidado com a Síndrome de Burnout
Como o próprio nome já diz, é um esgotamento causado por elevados níveis de estresse combinados com longas horas de trabalho. Muito comum em meio à pandemia, este causa esgotamento físico e uma exaustão exacerbada podendo até nos deixar doentes. É comum também entre profissionais que não se sentem aptos a realizar o trabalho proposto ou entre aqueles que tem uma carga muito grande de afazeres.
Esta síndrome, por conta de todo o cansaço mental, pode levar a depressão profunda e outros distúrbios, por isso a necessidade de procurar ajuda quando começar a sentir o cansaço mental bater, pois a saúde emocional afeta nossos corpos de maneiras inimagináveis.
Os principais sintomas da síndrome são cansaço extremo, dores de cabeça frequentes, insônia, dificuldade para se concentrar, mudança no apetite, negatividade, sentimento de fracasso e insegurança, alterações no ritmo cardíaco, doenças no trato gastrointestinal, alterações de humor, isolamento e dores musculares.
O diagnóstico é feito por psicólogos ou psiquiatras, bem como o tratamento, que pode ser feito através de terapia ou, em casos extremos, com remédios antidepressivos ou ansiolíticos. Tudo o que dissemos previamente, ajuda a prevenir contra esta síndrome.
Dra. Maria Lígia e a psicologia
Psicóloga no ES, graduada em pela Associação Vitoriana de Ensino Superior (FAVI), especializada em Neuropsicologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (ES) e psicologia Junguiana pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa (ES), pós-graduação em Avaliação psicológica pelo IPOG, a Dra. Maria Lígia pede atenção para quaisquer sintomas de exaustão e de problemas na saúde emocional.
Oferece seus serviços online para obtenção de melhora e tratamentos exclusivos para cada paciente. Fique atento aos sinais e procure a doutora caso não esteja se sentindo bem. as consultas podem ser agendadas online ou, em casos extremos, o atendimento pode ser presencial.