Como cuidar da saúde mental na quarentena
Nesse tempo difícil de quarentena, a grande preocupação é manter firme e cuidar da saúde mental como precisa. Até porque, viver uma pandemia como estamos vivendo por conta do coronavírus é realmente algo assustador.
E uma das medidas preventivas adotadas pelo Governo é adotar o isolamento social, no entanto, lidar com essa situação não é algo tão simples e para isso deve saber como cuidar da saúde mental também.
Afinal, estamos sendo contaminados e correndo risco por um vírus que mal conseguimos ao menos enxergar. Além de já ter causado e estar causando ainda mortes, tudo isso gera consequência graves para o mundo todo, interferindo na economia e nas mudanças drásticas na rotina da população.
E como se adaptar ao isolamento social e cuidar da sua saúde mental nesse período de quarentena tão difícil? É sobre esse assunto que vamos retratar hoje. Confira!
Saúde mental e o isolamento social
São muitas as consequências do isolamento social quando o indivíduo não consegue cuidar de sua saúde mental como deveria. Além de prejudicar diretamente a economia, o comércio e, principalmente, pequenos e médios negócios, há também o fator humano.
Todos esses fatores tem a capacidade de afetar a saúde mental das pessoas, aumentando assim os níveis de ansiedade e consequentemente trazendo mais insegurança.
Diante disso, é válido dizer que todos vão sair perdendo durante esta crise, a única diferença é que alguns sofrerão mais e outros menos. E o papel da população é buscar maneiras que ajudem a amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver de uma forma mais saudável, refletindo sobre os aprendizados que podemos ter com toda essa triste realidade.
É preciso adotar algumas medidas que o ajudarão a superar tantas incertezas e manter sua saúde mental em dia. Veja a seguir quais são elas.
Evite bombardeio de informações
Excesso de informação em alguns casos podem só atrapalhar, isso porque, as pessoas sentem-se muito angustiadas quando recebem muitas notícias ao mesmo tempo, principalmente informações drásticas.
Tudo isso gera uma ansiedade muito grande e até mesmo corre o risco de ocasionar uma pandemia de pânico, por conta do medo excessivo na sociedade. É preciso tomar cuidado com as informações para não acabar se tornando obcecado, principalmente por aquelas notícias falsas, ou seja, fake news.
Durante a quarentena, a grande dica aqui é evitar ler qualquer matéria na internet e sim procurar fontes confiáveis para se informar. Não fique o dia todo assistindo aos noticiários — procure escolher um horário do dia para se informar, caso contrário, você passará o dia todo só pensando nisso.
Estabeleça uma rotina
Muitos profissionais já adotaram o modelo home office, no entanto, estão tendo dificuldades em estabelecer uma rotina. A dica para isso, é estabelecer um horário para acordar, afinal, lembre-se de que você não perderá mais tempo com deslocamento até o trabalho, portanto, pode até aproveitar esse tempo para dormir um pouquinho a mais e descansar.
Comece o dia com um bom café da manhã e evite ficar na cama trabalhando de pijama, pois geralmente isso afeta negativamente a produtividade. Procure se vestir com roupas confortáveis e criar um ambiente agradável para realizar as suas atividades.
Procure se alimentar bem ao longo do dia e não faça do home office uma desculpa para trabalhar mais horas do que o devido. É preciso aprender a encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal nessas horas, caso contrário, você estará descuidando da saúde mental.
Faça terapia online
A terapia é uma grande aliada para ajudar indivíduos a superar esses momentos difíceis e contar uma psicóloga no ES será essencial para ajudá-lo (a) a lidar com o medo e pânico excessivos. Faça atendimento psicológico online, dessa forma poderá cuidar da saúde mental como precisa nesse período de isolamento social.
Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas
Sabemos que o isolamento social é algo muito frustrante, no entanto aproveite a tecnologia para ajudar (e muito) a superar este momento. Mande mensagens, áudios ou se preferir, grave até mesmo vídeos para enviar aos familiares e amigos.
Aproveite para se dedicar a atividades que gosta
Aproveite o momento de quarentena para colocar em prática aquele hobby que antes não conseguir, devido a falta de tempo. Seja praticar alguma atividade ou até mesmo estudar e enriquecer ainda mais seu conhecimento, através de conteúdos gratuitos encontrados na internet.
Pratique meditação
Meditar é uma excelente forma de cuidar da saúde mental, já que é considerada uma prática valiosa que ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico e que pode ser feita em qualquer lugar da sua casa.
Você precisa apenas se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos e não se prender a nenhum dos pensamentos que lhe ocorrerem. Caso você nunca tenha praticado, a recomendação é utilizar aplicativos com meditações guiadas, que poderão ser úteis no começo.
A recomendação é fazer pelo menos uma meditação por dia, mas se quiser ir além você pode começar e iniciar o seu dia com pequenas meditações para ficar mais tranquilo.
A importância da empatia em meio à pandemia de coronavírus
Diante dessa pandemia do coronavírus é preciso saber a importância de ter empatia um com o outro. Afinal, estamos vivendo uma situação em que não há espaço para o egoísmo, mas sim adotar a empatia e consciência coletiva.
Nesse momento de isolamento social, devemos nos lembrar não apenas da nossa fragilidade, mas de que se não colocarmos o outro em primeiro lugar nessas horas, todos sairemos perdendo.
Afinal, só há um caminho para superarmos tudo o que está acontecendo: lutando juntos e pensando nos outros. Por mais que o isolamento social afete a saúde mental e faça as pessoas se sentirem sozinhas, abandonadas e até rejeitadas, é preciso trabalhar a ideia de que este é um momento delicado pelo qual todos nós precisamos passar juntos.
Portanto, durante a quarentena, procure cultivar pensamentos positivos. Isso porque os pensamentos podem ser uma das grandes causas da sua ansiedade.