A terapia cognitivo comportamental (TCC) é um tipo de terapia usado por profissionais de psicologia no intuito de auxiliar os pacientes em tratamento de problemas emocionais, comportamentais, de aprendizado e inclusive dificuldade de relacionamento ou socialização.
Tecnicamente é uma terapia em que o psicólogo faz o paciente refletir sobre a sua própria realidade, entender os seus medos, anseios e o que tem o incomodado de fato. É um processo em que o profissional e o paciente trabalham em conjunto para melhorar algo.
Os pacientes costumam chegar ao psicólogo com diferentes queixas e a terapia cognitivo comportamental tem por objetivo fazê-lo olhar com mais atenção aos seus pensamentos e atitudes para que crie mecanismo capazes de mudar aquilo que de alguma forma o incomoda.
Quer saber mais detalhes sobre como funciona a terapia cognitivo comportamental? Confira.
O que é a Terapia Cognitiva Comportamental?
Se antigamente fazer terapia com um psicólogo era considerado um tratamento para pessoas “loucas”, hoje em dia a terapia cognitiva comportamental e dentre outras modalidades de terapias ou tratamentos da psicologia se tornaram comuns na rotina das pessoas.
Ao contrário do que parte da população imagina a terapia cognitiva comportamental não é uma terapia indicada apenas para tratar transtornos ou lidar com descontroles mentais e sim um procedimento que auxilia as pessoas se reencontrarem consigo mesmas, assim como encontrar respostas para os seus questionamentos, entender atitudes e assim por diante.
Cientificamente a terapia comportamental cognitiva é uma abordagem da psicoterapia que visa tratar os mais diversos transtornos mentais, emocionais e comportamentais. Ela se baseia na combinação de conceitos do comportamento radical (behaviorismo) com as teorias cognitivas.
Portanto, em tese é uma terapia que acredita na possibilidade de os seres humanos interpretarem os fatos da forma como eles acontecem em sua vida. Ou seja, como determinado acontecimento os afeta. A pessoa enxerga um fato com base no que ela vivenciou, sente ou pensa ao invés de individualizo e com isso a terapia tenta ajudá-los a entendê-los.
Como que funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?
Independente do que levou uma pessoa a começar a fazer terapia cognitivo comportamental é provável que os resultados comecem a ser percebidos depois de um período. Afinal, como qualquer outro “tratamento” esse tipo de terapia funciona em processos e demanda tempo.
Inicialmente o psicólogo terá a função de entender o que levou o paciente a procurar a ajuda da TCC e conforme as sessões acontecem o profissional terá que identificar sentimentos, pensamentos e comportamentos com base naquilo que o próprio paciente compartilha.
Esse tipo de compartilhamento exige análise e estudo do profissional que tem por função tentar identificar padrões justifiquem alguns fatos que ocorrem na vida da pessoa e com isso fazê-la refletir de forma com que entenda o que pode ser mudado, melhorado e assim em diante.
No caso, é uma terapia que assim como outras abordagens da psicologia exige um vínculo entre o paciente e o psicólogo para que o profissional consiga ajudá-lo a encontrar ou perceber novas possibilidades de pensamentos, atitudes, hábitos, comportamentos e afins.
Dessa forma, o profissional especialista em TCC pode usar de técnicas como:
- fazer o paciente aumentar a sua consciência de forma com que ele observe os fatos e as relações que eles possuem com o seu comportamento e pensamento;
- reverter hábitos para que o paciente aumente a sua percepção diante de cada episódio de sua vida e consiga interromper os prejudiciais ao mudar de atitude;
- ajudar a controlar o estresse e entender os motivos que o deixam ansioso, nervoso ou que gera desconforto em seu dia buscando mudanças favoráveis à sua saúde no geral;
Para quem a Terapia Cognitivo Comportamental é indicada?
Como foi dito acima, a terapia cognitivo comportamental não atende apenas pessoas diagnosticadas com transtornos mentais, emocionais e comportamentais. Pelo contrário, é uma terapia indicada para todas as pessoas e isso inclui adultos, crianças, adolescentes e idosos.
Obviamente que é um processo que visa ajudar os pacientes a lidarem com questões internas e entender o mundo de forma real, assim como refletir sobre como as suas atitudes, pensamentos e dentre outras questões influenciam o seu dia a dia e as experiências da vida.
Além disso, esse tipo de terapia também pode ajudar no tratamento de algumas doenças com intuito de aliviar os seus sintomas e em alguns casos até promover a cura, como por exemplo:
- depressão;
- transtornos de ansiedade;
- síndrome do pânico;
- transtorno obsessivo compulsivo;
- fobia social;
- descontrole emocional;
- transtornos alimentares (compulsividade, bulimia, anorexia e outros);
- dependência química;
- dificuldades interpessoais;
- transtornos psiquiátricos;
Contar com a ajuda de psicóloga no ES para realizar a terapia cognitivo comportamental pode oferecer muitos benefícios as pessoas inclusive no que se diz respeito ao autoconhecimento, autocontrole e autoestima – que tem afetado a vida das pessoas de várias formas.
Agenda uma consulta na nossa clínica de psicologia no ES e entenda como os nossos profissionais podem ajudá-lo a lidar com seus pensamentos, atitudes e assim em diante.