Entenda mais sobre o transtorno obsessivo
O transtorno obsessivo compulsivo, também conhecido como TOC, é um transtorno psiquiátrico ligado a ansiedade que tem como sua principal característica pensamento obsessivos e intrusivos.
O transtorno obsessivo é uma condição comum, duradoura e crônica, por conta disso pessoas que possuem essa característica devem procurar tratamento com psicóloga em Vitória – ES o mais rápido possível.
Esse distúrbio é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões, causando comportamentos compulsivos, repetitivos, esses que geralmente estão ligados a limpeza ou organização.
O que muitos não sabem é que existe uma diferença entre obsessão e compulsão, a obsessão é caracterizada por pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que estão presentes de forma indesejada ou intrusa.
Já a compulsão é caracterizada por pensamentos repetitivos ou atos que a pessoa se sente obrigada a executar, sem que consiga ter controle sobre os mesmos.
Na compulsão a pessoa segue padrões e etapas rígidas de movimento que são estabelecidos por ela mesma irracionalmente. É comum que pessoas que possuem o transtorno obsessivo acreditem que caso não realizem os movimentos algo muito ruim irá acontecer.
Uma pessoa que sofre com obsessão tende sempre a repetir o mesmo movimento que está gravado em sua mente, para pacientes que possuem o TOC imagens e pensamento invadem sem que eles consigam controlá-los.
Por estar ligado à ansiedade, o paciente que possui o transtorno obsessivo só consegue aliviar o estresse e controlar o pensamento por meio da repetição do movimento que está gravado.
Esse tipo de transtorno pode afetar não somente a vida pessoal do paciente, como também trazer consequências negativas para a vida profissional e social, por conta disso torna-se tão importante o tratamento com a psicóloga em Vitória – ES.
Além disso, caso não haja o tratamento correto e o paciente se veja diante de algo estressante ou traumático, os sinais tendem a se agravar, sendo o tratamento precoce a melhor opção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno obsessivo está entre as dez maiores causas de incapacitação, sendo considerada uma doença mental grave. No Brasil há cerca de 4 milhões de brasileiros que sofrem com a doença.
Quais são os sinais do transtorno obsessivo?
O transtorno obsessivo tem como seus principais sinais alterações do comportamento, dos pensamentos e das emoções. São eles:
- Comportamento – Rituais, compulsões, repetições e evitações
- Pensamentos – Preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdos impróprios e obsessões
- Emoções – Medo, desconforto, aflição, preocupação, culpa e depressão
É comum que pessoas que possuem obsessão sofram com muitos medos, como o de contrair alguma doença ou de falhar, assim esses evitam comportamentos que possam provocá-los, ou seja a evitação.
Entenda os principais sinais ligados a obsessão:
- Medo de germes ou contaminação, lavando as mãos excessivamente.
- Preocupação excessivamente com limpeza.
- Revisar diversas vezes portas, janelas, gás ou o ferro de passar roupas antes de sair de casa ou de dormir.
- Pensamentos proibidos ou indesejados envolvendo sexo ou religião.
- Pensamentos agressivos em relação aos outros ou a si próprio.
- Ter coisas simétricas ou em uma ordem perfeita.
Dessa forma, caso seja notado qualquer tipo de pensamento repetitivo e/ou obsessivo procurar a clínica de psicologia em Vitória – ES e tratar o transtorno obsessivo logo nos primeiros sinais ajudará muito para que o tratamento seja ainda mais eficaz.
Tratamentos para o transtorno obsessivo
O transtorno obsessivo é uma condição que não tem cura, porém com o tratamento adequado ele pode ser minimizado, assim influenciando menos na qualidade de vida daquele paciente.
Os dois principais tratamentos indicados para esse transtorno é a psicoterapia com o auxílio da psicóloga em Vitória – ES e o uso de medicamentos, entenda um pouco mais sobre cada um desses tratamentos abaixo.
A psicoterapia tem como objetivo expor o paciente gradativamente a situações em que ele normalmente teria que lidar com a obsessão. Ao decorrer do tratamento a psicóloga em Vitória – ES irá continuar com a exposição do paciente até que ele consiga outras maneiras de lidar com essas situações de ansiedade ou trauma.
A psicoterapia é conhecida pelos médicos como um dos melhores tratamentos para o transtorno obsessivo, sendo ainda mais eficaz quando combinado ao uso de medicamentos.
Junto ao tratamento na clínica de psicologia em Vitória – ES, os medicamentos psiquiátricos são indicados para ajudar a conter o transtorno.
Para esse tipo de transtorno é indicado que os medicamentos sejam utilizados em um maior período de tempo e em dosagens mais elevadas quando comparado a outros distúrbios psicológicos.
Os medicamentos mais indicados para o tratamento do transtorno obsessivo são os antidepressivos, mas dependendo do caso paciente o médico poderá indicar ansiolíticos ou antipsicóticos.
Esses tratamentos têm como objetivo diminuir os sinais da obsessão, assim tornando a vida do paciente, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional e social mais fácil, lembrando assim a importância do tratamento precoce para o sucesso da diminuição do transtorno obsessivo.