Uma doença que talvez possa estar ocorrendo com seu filho ou enteado, são os transtornos de ansiedade na infância. Existem diversos casos e aqui você vai aprender a como detectar sintomas que podem apontar para a ansiedade na criança.
Antes de partirmos para os próprios sintomas que você poderá perceber, vamos esclarecer o que se torna um transtorno de ansiedade na infância.
Os transtornos de ansiedade na infância, são tudo aquilo que faz com que a criança fique com receio ou medo de praticar alguma atividade, de sair de casa, de integrar com outras crianças, de ficar longe dos pais ou responsáveis, de estar em ambientes que ele não o conhece. Se em todos estes casos ele fica quieto demais, aparência nervosa, é bom levá-lo a um profissional para realizar os exames necessários para identificar e tratar o quanto antes.
Sintomas dos transtornos de ansiedade na infância
Um dos sintomas dos transtornos de ansiedade na infância é a causa da rejeição da ida a escola. Se a criança não demonstra interesse em ir para a escola, significa que ela tenha algum problema de relacionamento, de insegurança ou de medo em estar com outras crianças, pessoas ou locais.
Se você consegue perceber que o único lugar que ele se sente à vontade é na sua casa, na presença de seus pais ou familiares, e, não consegue se adaptar ou sente inseguro em todos os outros lugares que você o leve, é bom ficar atento.
Geralmente, as crianças tímidas que podem ter transtorno de ansiedade, quando chegam em algum lugar que ainda não se acostumaram, ou é constantemente assim, até mesmo em lugares que já frequentam há um bom tempo, elas ficam apenas pelos cantos.
Quando alguém o convida para brincar ou participar de uma roda de conversa com outras crianças e/ou professores, e ele não se interessa, parece estar sempre birrento, com a expressão de medo das pessoas e do lugar ao redor, pode ser que ele tenha transtorno de ansiedade.
Claramente, tudo o que falaremos aqui, não substitui a presença de um profissional capacitado para realizar os exames e análises necessárias para detecção da doença.
Outro sintoma do transtorno de ansiedade na infância é se a criança não consegue se comunicar, tanto oralmente, quanto fisicamente. Aparenta estar sempre com medo, não consegue ficar sozinha em nenhum local. Isto é um problema que você, como responsável, deve estar atento para que não consiga deixar de passar estes traços que serão bastante úteis quando for realizar algum exame médico.
Tratamento dos transtornos de ansiedade na infância
Se você crê que não é necessário a ajuda de um profissional, vá fazendo com que aos poucos ele consiga mudar a forma de pensar. Por exemplo, se ele tende a ficar com medo de ficar sozinho, comece a estimulá-lo a ficar sozinho em quartos, salas, casas, em espaços abertos. Isto vai fazer com que ele possa entender que não há perigo em ficar sozinho.
Faça isto sempre acompanhado de algum brinquedo que possa o entreter enquanto ele percebe que está sozinho, poder colocar uma bola no quintal e deixá-lo brincando, pode o fazer entender que não é necessário temer quando se está sozinho.
Se ele tem dificuldades de se relacionar, principalmente no momento da comunicação, estimule-o a sempre conversar com você e outras pessoas, faça perguntas que você tem certeza de que ele responderia em qualquer local e ocasião, isto vai fazer com que ele aos poucos possa ir se adequando ao novo modelo de vida que está aderindo. Na escola, faça com que ele tenha vontade de estar ali, de interagir com os colegas, talvez, seria interessante convidar os colegas dele a ir até a sua casa para se divertirem, deixe-o ir à casa dos seus colegas para se divertirem também, tudo com horário marcado.
Ele vai começar a se soltar um pouco mais pelo menos com os seus amigos mais próximos, e, isto vai ajudar ele a desenvolver a comunicação e esquecer um pouco o medo que tinha outrora. Além destes tratamentos, existem, claro, as medicações para que ele possa tomar, isto vai depender da análise do profissional capacitado para te dar as melhores explicações.
No Espírito Santo, recomendamos a Dr. Maria Lígia para realizar este tratamento de transtornos de ansiedade na infância. Não é um assunto que você pode escolher qualquer profissional para realizar, procure sempre as melhores opções e os mais capacitados possíveis para poder levantar, de fato, qual é o quadro de ansiedade que a criança passa.
Para finalizar, procure sempre estimulá-lo a fazer coisas que já eram para ele fazer, mas que ainda não consegue realizar. Se for falar em público, estimule-o, se for o medo de ficar só, coloque ele sozinho e deixe algum brinquedo para o entreter. Se ele não apresenta nenhum caso extremo, fique tranquilo, os transtornos de ansiedade na infância podem ser resolvidos com o passar do tempo, apenas mudando os estímulos.