Neurofeedback: uma nova alternativa de tratamento psicológico
É muito comum, no dia a dia, encontrar em salas de aula alunos que têm dificuldade de aprendizagem maior do que outros e que não conseguem acompanhar o ritmo dos coleguinhas. Por isso, os educadores buscam realizar várias táticas para poder indicar aos pais um bom acompanhamento psicopedagógico para que assim o profissional consiga realizar um diagnóstico preciso da dificuldade de aprendizagem. Desse modo, existem vários tipos de tratamento psicológico, e um deles é o neurofeedback que diz respeito a uma nova alternativa para ajudar aqueles que têm dificuldades na aprendizagem.
Esse tratamento psicológico tem a finalidade de contribuir com as crianças que sofrem com o TDAH e é um procedimento não invasivo que não se utiliza de medicamentos. A neurofeedback é um método recente que funciona a partir de um treinamento de longo prazo, que é responsável por estimular de maneira natural as habilidades do cérebro. Portanto, as clínicas de psicologia buscam corrigir anomalias com a finalidade de melhorar o funcionamento do cérebro por meio de neuromodulação autorregulatória.
Afinal, o que é neurofeedback?
Neurofeedback é um tipo de tratamento psicológico realizado por meio de software especializado que utiliza jogos, videogames e computador com a finalidade de desenvolver comandos para estimular o cérebro. Sendo assim, essa técnica é feita por meio de sensores que captam sinais eletrônicos por meio dos neurônios de modo que o funcionamento do cérebro consiga ser acompanhado pela tela do computador em tempo real.
O tratamento psicológico em crianças é feito de forma lúdica, ou seja, se utiliza de jogos, vídeos, brincadeiras. Assim, nos pequenos, o objetivo é realizar um treinamento cerebral onde ela precise alcançar pontos objetivo de atingir pontos.
Para se obter um bom resultado, é imprescindível que haja um tratamento psicológico em Vitória (ES), que busque realizar diversas sessões. O tratamento é indicado por não ser invasivo, ou seja, ele não emite qualquer forma de irradiação do equipamento utilizado e não necessita que a criança ingira medicamentos.
Portanto, existem muitos benefícios do tratamento psicológico neurofeedback, a técnica permite treinar o cérebro de modo que seja possível melhorar a concentração, memória e autoconfiança, além de auxiliar o paciente a desenvolver o autocontrole, sendo uma nova alternativa para aqueles que não respondem adequadamente aos tratamentos normais ou sofrem com os efeitos colaterais. Para esses casos, esse método possui muitas vantagens.
É muito importante mencionar que o tratamento psicológico em Vitória (ES) neurofeedback desenvolvido em crianças somente pode ser aplicado a partir do momento em que o psicólogo identificar se o grau de maturidade do cérebro do paciente permite com que haja o controle voluntário sobre o seu comportamento.
Qual o tempo de tratamento e como funciona?
O tratamento psicológico neurofeedback é extremamente útil para aqueles pacientes que sofrem com transtornos obsessivos compulsivos, depressão, enxaquecas e crianças com transtorno do déficit de atenção ou hiperatividade, mas o tempo adequado que cada indivíduo precisa ter será definido apenas após a avaliação do tratamento psicológico em Vitória (ES) que analisará cada situação de maneira personalizada e identifica as necessidades de cada um, desse modo o tempo correto e a quantidade de sessões que devem ser realizadas somente um profissional qualificado como a Dra. Maria Lígia pode recomendar.
Mas é importante frisar que os benefícios do tratamento psicológico vêm com o tempo, sendo assim, o neurofeedback é um tratamento que exige disciplina do paciente pois é algo que necessita ser praticado com intensidade. Mesmo não existindo uma quantidade exata de número de sessões, os especialistas acreditam que o recomendável é em torno de 30 e 40 sessões, mas, como já mencionado, isso vai variar de acordo com a gravidade de cada caso.
O tratamento psicológico com neurofeedback é realizado por meio de um equipamento que é introduzido no couro cabeludo do paciente, onde será captado as emissões de ondas dos neurônios de modo que toda a atividade que o cérebro desenvolva seja encaminhada para o computador, onde é possível com que o profissional consiga trabalhar diretamente no problema que faz com que o seu cérebro seja menos impulsivo.
O tratamento psicológico Neurofeedback pode substituir a medicação?
Tal método se utiliza da tecnologia para melhorar o funcionamento cerebral, sendo uma alternativa não medicamentosa, totalmente natural e não invasiva, ou seja, ela não desenvolve qualquer efeito colateral.
É importante frisar que o tratamento psicológico realizado com medicamentos deve ter um acompanhamento preciso pelo médico para que ele desenvolva com eficácia o seu objetivo. Sendo assim, os benefícios do tratamento psicológico neurofeedback se torna uma alternativa complementar, onde o foco é transmitir um bem estar a longo prazo, pois ele atua por um período maior do que a medicação, pelo fato de treinar o cérebro.