Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento psicoterápico
Em algum momento da sua vida, você já se sentiu sobrecarregado e não soube lidar com os seus problemas e, consequentemente, começou a apresentar sinais de ansiedade, transtorno mental ou depressão? Se a sua resposta foi sim, mantenha a calma! Nós, da Clínica da Dra. Maria Lígia, vamos explicar como funciona o tratamento psicoterápico e a importância de fazer esse tipo de tratamento. Acompanhe!
Psicoterapia – O que é?
A psicoterapia ou o tratamento psicoterápico em Vitória (ES) atua com a finalidade de promover o bem-estar da saúde mental do paciente, mas, ainda hoje, existe muita resistência e preconceito relacionado à necessidade de buscar ajuda de um psicólogo.
Muitos ainda creem que a psicoterapia deve ser realizada apenas para aqueles que sofrem com transtornos mentais e isso é um grande engano, a desinformação sobre as abordagens existentes são uns dos principais fatores que fazem com que as pessoas não busquem por um adequado tratamento.
Mas, afinal, o que é psicoterapia? A psicoterapia nada mais é que a famosa terapia da conversa, ou do aconselhamento, um método que é focado em auxiliar o paciente a buscar resolver os seus problemas emocionais, comportamentos e pensamentos que trazem algum sofrimento. O tratamento psicoterápico é essencial na vida de todo indivíduo, pois, através dela, é possível aprender formas de lidar com determinadas particularidades da nossa vida pessoal e profissional que nos afetam de algum jeito.
Por isso, é necessário ter um vínculo entre paciente e profissional para que o tratamento seja executado com excelência, e cada psicólogo definirá adequadamente a quantidade de sessões que é ideal a ser realizada para cada caso. O principal objetivo do tratamento psicoterápico é demonstrar para o indivíduo o que está lhe causando sofrimento naquele determinado momento de sua vida, e como é possível lidar com essa situação para assim conseguir seguir adiante.
Tipos de tratamento psicoterápico existentes
O objetivo do tratamento psicoterápico é realizar visitas ao seu psicólogo com frequência e realizar sessões de terapia conforme a sua necessidade. Mas é necessário mencionar que não existe um único método para se realizar uma abordagem terapêutica.
O tratamento psicoterápico possui várias abordagens para que assim sejam aplicadas junto ao paciente, para que ele consiga ter mais qualidade de vida e bem estar consigo mesmo. Confira algumas abordagens existentes a seguir:
Psicanálise
O tratamento psicoterápico que é voltado à psicanálise obtém uma abordagem que visa se aprofundar no inconsciente e consciente do ser humano, e traz à tona todos aqueles sentimentos que de uma certa forma está reprimido dentro de si e se torna um fardo e começa a te perturbar.
O profissional da área irá recomendar buscar tratamento psicoterápico da psicanálise quando o foco for desenvolver o processo de cura interior e a reabilitação do sentimento do paciente.
Psicoterapia Junguiana
O tratamento psicoterápico junguiano é focado nos sonhos dos pacientes, sendo assim, existe também uma relação entre o consciente e o inconsciente que faz com que desenvolvamos alguns comportamentos que são influenciados pelo coletivo da sociedade.
Terapia Interpessoal
A psicoterapia interpessoal é um tratamento psicoterápico curto, que busca ajudar o paciente a compreender aquele problema que esteja lhe causando algum malefício. Essa terapia busca fazer com que cada indivíduo busque se comunicar mais e colocar para fora as suas emoções. Ela é um tratamento muito utilizado para depressão e ansiedade. Existem muitos outros tratamentos, como a hipnoterapia, transpessoal, psicodrama, etc.
Quando buscar tratamento psicoterápico?
O tratamento psicoterápico é recomendado quando identifica-se que o paciente está sofrendo com uma alta carga de estresse e não está sabendo lidar sozinho com as suas desordens emocionais. É necessário dizer que o tratamento psicoterápico não é um método recomendado apenas para aqueles que se sentem de uma certa forma doentes, mas que ela é indicada para todos aqueles que durante o seu dia a dia se sentem incomodados com alguma particularidade que o afeta, seja esses problemas familiares, profissionais, pessoais, afetiva, etc.
Mas, então, como saber quando buscar tratamento? Como já citado, não existe uma fórmula mágica que fará com que todos os nossos problemas e questionamentos estejam resolvidos, sendo assim não existe um momento certo de ir atrás do tratamento psicoterápico.
O que existe é o nosso próprio autoconhecimento e ajuda de pessoas próximas que nos fazem compreender que estamos frágeis e é necessário colocar cada item no seu devido lugar através do reconhecimento de que não é possível controlar toda a nossa vida.
Já, em caso de crianças, para saber quando buscar tratamento psicoterápico, é preciso que os pais se mantenham atentos aos seus comportamentos para reconhecer que eles precisam de ajuda e assim procurem por um bom profissional como a Dra. Maria Lígia que atua nesse ramo, ajudando os pequenos e adolescentes com dificuldades no processo de escolarização.
Existem algumas situações que podem dar indícios de que você necessita realizar um tratamento psicoterápico.
- Sentimento de solidão e tristeza por um longo período;
- Por mais que você queria, não consegue resolver os seus problemas;
- É quase impossível se concentrar na execução de uma atividade;
- Preocupação excessiva.
Caso você se identifique com mais de um sinal busque por um tratamento psicoterápico em Vitória (ES) com a nossa clínica de psicologia da Dra. Maria Lígia e agende uma consulta imediatamente.